Thursday 27 December 2007

Open firmware e yaboot

Nos últimos dias tenho lutado para bootar minha JS21. É a segunda vez que um kernel que compilei não boota.

Estou suspeitando que o problema está no arquivo de configuração yaboot.conf.

Uma coisa que não entendo muito bem é o que significa a opção partition. Se é a partição com o boot ou a partição com o root file system.

Se algo der errado com o yaboot ainda é possível bootar o sistema usando diretamente o prompt do open firmware (OF). Pelo que entendo, o OF é a BIOS do computador. E parecer uma BIOS um tanto quanto sofisticada, primeiro porque traz embutida uma linguagem de programação, Forth. E traz um bom conjunto de comandos.

Para mim, os mais importantes foram o dev, printenv e devalias. Com o comando dev pode-se andar pelos diversos dispositivos do sistema. O comando printenv imprime todas as variáveis do sistema, em especial boot-file e boot-device. O comando devalias mostra os alias para os dispositivos do sistema. Por exemplo, com esse comando descobri que havia um alias chamado disk para o dispositivo /pci8000000f8000000/pci@1/pci1014,028C@1/scsi@0/sd@1,0 que me permitiu tentar bootar o sistema com o comando boot disk:2,/vmlinuz, o que é uma enorme economia de digitação.

Apesar do comando funcionar, o Linux não boot porque diz que nao encontra o root file system. Eu tentei colocar a opção root=/dev/sda5, mas diz que não encontra o dispositivo sda5, o que é estranho. Se houvesse uma maneira de lista as partições do disco com o OF, algum tipo de fdisk...

Acho que mais uma vez fui vencido pelo yaboot.

Thursday 13 December 2007

A CPMF nao foi aprovada

É, parece que Deus é brasileiro mesmo, a CPMF não foi aprovada e deixará de existir.


O que achei curioso é que uma parte da negociação do governo incluia destinar mais recursos para a saúde, oras, a CPMF não foi criada para financiar a saúde? Para onde estava indo o dinheiro? Para os programas "sociais"??


O governo Lula mais uma vez mostrou a sua incompetência e não conseguiu aprovar um imposto que considerava fundamental.

Tuesday 11 December 2007

A luta pela CPMF

Se Deus é brasileiro como dizem, a CPMF não vai ser prorrogada. Esse imposto é uma violência ao cidadão, um verdadeiro assalto.


O mais constrangedor é ficar assistindo ao jogo do governo e da oposição. Cada um com seus interesses mesquinhos, com seu jogo rasteiro.


Pobre do Brasil, que enquanto isso fica patinando, desperdiçando energia e recursos.