Saturday 19 January 2008

Instalação do QS21

A melhor notícia da semana foi colocar o QS21 no ar. Por algum motivo que tem que ser muito bom, a IBM não colocou um HD no QS21 e ainda por cima, ele deve usar um diretório exportado por uma máquina POWER 64, que no meu caso foi um Blade JS21, como diretório raiz. Então para configurar o QS21 foi necessário instalar Fedora 7 primeiro no JS21 e configurar os serviços de NFS, TFTP e DHCP. Essa foi a parte fácil da história. E aqui que as coisas se tornam complicadas. Teoricamente em seguida seria só baixar a imagem do Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC), colocar no diretório que o TFTP esperaria, instalar o SDK e por fim instar o kernel modificado pelo BSC. Pronto! Simples assim!

Para piorar, monitorar o console do QS21 é um horror. Aparentemente a imagem do BSC foi criada com um endereço IP estático, o que a torna praticamente inútil. Mas descobrir isso foi uma guerra a parte.

OK, nesse caso, bastaria baixar o fonte do kernel BSC, compilar e gerar minha própria imagem. Bem... seria simples se não fosse complicado. Tudo começou com um a compilação do kernel abortando por falta de um tal de dtc. Em seguida o problema foi fazer o meu kernel bootar. Isso porque estive seguindo um site sobre o "Fedora way" para compilar o kernel, no entanto não teve jeito de fazer funcionar. Por sorte achei o roteiro do site do próprio Fedora, e apesar de haver uma observação de que aquilo se aplica apenas para o Fedora 8, pelo que pude perceber, a única diferença em relação ao Fedora 7 está no detalhe que o arquivo de especificação do kernel se chama kernel-2.6.spec e não kernel.spec, como seria para o Fedora 8.

Como kernel BSC compilado, gerei minha imagem e pude fazer toda a instalação do QS21 sem maiores problemas.

Muitas coisas

Aconteceram muitas coisas na última semana. Finalmente consegui instalar o Cell Blade QS21. Foi uma guerra, mas entre mortos e feridos vencemos! Voltei a trabalhar no banco de dados de benchmark para usar com Django e a primeira tarefa é colocar todos os resultados para STAR-CD feitos para a MBHPe. E instalei o sistema de wiki Trac no meu computador e vou aprender a usar esse negócio. A primeira dificuldade esta sendo justamente como começar - isto é como criar minhas páginas.

A instalação do QS21 foi uma epopéia que merece ser contada separadamente.

Sobre o banco de dados de benchmark, a boa notícia é que o Python 2.5 já traz tudo que se precisa para acessar o SQLite3. Basta importar o módulo sqlite3.

O Trac eu baixei do repositório Fedora direto. E ainda não entendi como crio as minhas páginas.

Friday 11 January 2008

O Lula não vai a Davos

O presindente Luiz Inácio não vai a Davos esse ano, apesar de ter sido convidado. O que poderia ser uma surpresa, afinal, o Luiz Inácio não despresa uma platéia, fica claro quando se lê que os investidores vao querer saber como o governo brasileiro vai responder ao fim da CPMF.
Esse é o nosso presidente, quando é para falar sem compromissos tudo bem, qualquer tijolinho é palanque, mas se vai enfrentar perguntas espinhosas ele deixa para os 4 ministros e o presidente do Banco Central.
Ele poderia ir lá falar sobre como esta indo bem o programa Fome Zero. Como a sua equipe soube implementar e gerenciar o programa. Ou será que já virou uma lembrança distante "o maior programa de combate a fome que o mundo já viu"??

Usando dvd+rw-tools

Hoje precisei formatar e gravar uma imagem ISO (Fedora 7 PowerPC) e adorei ter descoberto o pacote dvd+rw-tools[1].
Rápido, simples e eficiente - como toda boa ferramenta e principalmente por ser linha de comando. Os comandos usandos foram para formatar o DVD e gravar uma imagem (ISO). Para formatar:
dvd+rw-format -force /dev/dvd
e para gravar a image:
growisofs -Z /dev/dvd=F-7-ppc-DVD.iso
simples assim.

[1] Howto: Linux write (burn) data to DVD or DVD/RW.

Thursday 3 January 2008

Cell SDK installation

Após instalar o Cell SDK e o system simulator, é necess&ario dar o comando /opt/cell/cell_sync_simulator install para instalar os pacotes na imagem usada pelo simulador.

DMA transfer e matrizes esparsas

Recebi uma mensagem na lista do OpenFOAM dizendo que o processador Cell nao seria bom para aplicações tipo CFD porque a memória dos SPUs é muito pequena. E havia um comentário a respeito da dificuldade de trabalhar, "domar" como ele diz, as transferências DMA. Quanto a parte das matrizes esparsas, não sei o que dizer, mas sobre as transferências DMA, ele está certo! É um parto!

Mas no fundo acho que há uma falta de compreensão sobre os 256 KB da memória local da SPU e a transferência DMA. Pelo que entendo a idéia é que a transferência é tão rápida que o processamento nem percebe. Ou seja, sendo a matriz esparsa ou não, qual a diferença?

O que realmente me preocupa é se o código C++ cabe na memória local.