Sunday 24 February 2008

A União Européia e privacidade individual

No jornal The Guardian de ontem (23/02/2008) tem um matéria muito interessante sobre como a sociedade esta sendo cada vez mais vigiada e privacidade individual esta evaporando por conta da tal "Guerra contra o terrorismo".

A matéria diz que pelo novo pacote de medidas de segurança do governo Britânico, os viajantes entre paises da União Européia e mesmo dométicos deverão entragar um conjunto enorme de dados pessoais, tais como número de telefone celular e número de cartão de crédito.

Autoridades em Bruxelas consideram controverso o plano anti-terror que coletará 19 informações sobre os passageiros e que essas informação sejam entregues ao governo norte-americano para todos que viajarem entre a Europa e os EUA. Para piorar o governo Britânico que extender para viajens de trem e marítimas e mesmo vôos dométicos.

Me parece completamente absurdo que uma pessoa deva entregar tanta informação pessoal para poder viajar. Do ponto de vista prático, quem garante que essas informações estarão seguras? Como o governo pode garantir que elas não cairão em mãos erradas? E do ponto de vista mais abstrato, parece muito preocupante que o governo possa decidir o que é um cidadão "suspeito". Quais serão os critérios? E se esses critérios forem manipulados, se tornando cada vez mais vagos até que todos sejam considerados suspeitos? E se hoje é contra os terrorismo, amanhã pode ser contra os que lutam pelos direitos civis, contra a invasão do Estado na vida das pessoas.

A privacidade é um bem inalienável, que não pode ser invadido por conta de uma tal "guerra contra o terror", principalemente quando o Estado esta caminhando para se tornar o próprio elemento de terror.

[1] "Government wants personal detaisl of every traveller", The Guardian.

Thursday 21 February 2008

A cara de pau do Lulla não conhece limites

Hoje estive lendo a matéria no Estadão em que o Luís Inácio diz que a ex-ministra da Igualdade Social - seja lá o que isso for - não cometeu nenhum crime, apenas "falhas administrativas". Um pessimista diria que ele, o Luís "Fala fácil" da Silva, esta certo, afinal num governo marcado pelos piores casos de corrupção que me lembro, o que é são meras "falhas administrativas"?

A coisa é tão absurda que merece ser pensada com calma. Em primeiro lugar essa secretaria da Igualdade Racial num país onde o conceito de negro e branco é muito relativo, afinal, se até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tinha um pé na cozinha, o que dirá do brasileiro "nato"? Como implantar cotas? Como fiscalizar? Pessoalmente acho isso tudo deplorável pois introduz um elemento de tensão racial onde não existia. Esse tipo de "ação afirmativa" é algo criado nos Estados Unidos onde o problema da segregação racial era (é?) muito sério. Tenho a impressão que no Brasil esse não é o remédio que precisamos. Precisamos de escolas decentes, da valorização do professor, de coisas que realmente façam as pessoas competir em pé de igualdade e não de quanto pé na cozinha alguém tenha. Mesmo porque o primeiro artigo da constituição não diz que todos são iguais? Como pode haver uma lei que diz que uns são mais iguais que outros?

É aceitávell que um ministro cometa "falhas administrativas"? Não se deve espera que um ministro (e começando pelo Presidente) tenham um comportamento exemplar? Se vc escolhe um(a) qualquer, pelo menos que escolha acessores descentes que possam orienta-lo da melhor maneira possível. Mas isso é esperar demais do Luís "Fala fácil" da Silva e da sua gangue. Infelizmente o Brasil está entregue a uma quadrilha de inescrupulosos despudorados.

Para completar, o Luís "Fala fácil" da Silva transformou a secretaria em ministério para que o novo secretário/ministro possa ocupar sem renunciar ao cargo de deputado. Na terra do Luís "Fala fácil" da Silva as coisas são assim, sem limites.

E já o assunto é a falta de noção do Luís "Fala fácil" da Silva, não posso deixar de expressar minha indignação com a ida do Luís "Fala fácil" da Silva II, vugo "Lulinha" para a Antartida com interesses científicos, afinal ele é biólogo, um homem de carreira acadêmica, um cientista de talento. O curioso esse é o mesmo que vendeu um canal de TV a uma empresa de telefonia. Como diz o velho ditado, "tal pai, tal filho".

Friday 15 February 2008

QS21: rpmdb corrompido

Começo a ter a impressão que após a instalação do SDK 3.0 no QS21, há um problema com o banco de dados RPM.

Para resolver o problema, usar os comandos:

  1. rm -f /var/lib/rpm/__db*

  2. rpm --vv --rebuilddb


Aparentemente resolveu o problema.

Friday 1 February 2008

Esta difícil achar pós-"Hello World"

Em março faz um ano que comecei a trabalhar com a arquitetura Cell Broadband Engine, e acho até já algumas brincadeiras, mas está sendo muito difícil achar o pós-"Hello world".

Precisaria achar algo que fosse útil, real (ao invés de exemplos artificiais) e ainda assim factível.

O plano de trabalho tem sido portar o OpenFOAM[1], seguindo o artigo da IBM sobre a experiência em portar uma aplicação do mercado financeiro para Cell BE[2]. Esse grupo da IBM levou 2 anos completar o trabalho, e eu, quanto vou levar?? A resposta da comunidade FOAM não foi muito animadora, em geral eles estão descrentes da empreitada.

É fácil entender essa reação, primeiro porque Cell BE ainda quer dizer PS3 para a maioria, o que realmente não parece a melhor plataforma para uma aplicação pesada como CFD. Depois porque a tecnologia ainda não foi absorvida, as pessoas ainda não entenderam o papel da DMA transfer, o fato da local store dos SPEs ter apenas 256KB ainda choca, e a performance máxima é apenas usando precisão simples - tipo float.

A resposta é fazer a computação em paralelo com a transferência, e essa transferência é tão rápida que para a aplicação é como se estivesse tendo acesso a própria memória do sistema. O problema é que até pouco tempo atrás gerenciar essas transferências era tarefa do programador, o que não é exatamente trivial.


[1] http://www.opencfd.co.uk/openfoam/
[2] Finantial markets applications on Cell/BE technology.

Word é muito bom!

Estou escrevendo um texto sobre a instalação do QS21 (Cell BE Blade) usando o MS-Word 2007 e devo confessar que estou fascinado.

Começando pela interface, que apesar do choque inicial, se revelou ótima. Enquanto vou digitando, ele já vai corrigindo o texto, fazendo sugestões sobre a construção da frase, etc.

Em outros tempos eu teria escrito usando o LaTeX, que ainda acho fantástico, mas o Word superou as expectativas.