Saturday 16 August 2008

A Rússia e a Europa

A incurção da Rússia a Georgia para proteger os cidadãos russos na minha opnião marca o verdadeiro início do Séc. XXI. Em geral o século XX é marcado pela Revolução Russa de 1917 até o final da União Soviética em 1989.

O período que se seguiu, o tal "fim da história", com disse Fukuyama, foi um interlúdio de paz e prosperidade que parecia que seria a marca no novo século. Mas foi só um bocejo. Um momento em que os Estados Unidos pareciam infinitos no seu poder e glória e a Rússia derrotada, falida e em frangalhos. Mas hoje a situação parece oposta, os EUA estão enfraquecidos por duas guerras e dificildades financeiras e do outro lado uma nova Rússia com dinheiro e forças armadas re-equiapadas prontas para a ação.

A aventura desastrada da Georgia mostrou ao mundo a fraqueza do Ocidente e a divisão da OTAN. Os EUA vêem pressionando para a entrada o mais rápido possível das ex-repúblicas soviéticas numa tentativa de isolar e cercar a Rússia, mas a Alemanha e França tem se oposto a esse plano, o que foi a sorte do mundo nesse caso, pois do contrário, a Aliança teria que ter protegido a republiqueta o que significaria um conflito direto com tropas russas.

A diferença entre o descurso norte-americano e alemão é gritante. Aliás é a segunda vez que a Alemanha "fica" do lado dos russos. Alemanha não vai ameaçar o seu suprimento de gás, do qual eles dependem, com o inverno esta chegando.

Acho tudo isso muito interessante, os próximos capítulos dessa novela vão definir o mundo em que viveremos neste século. Me parece que vai ser um século XX piorado pelas mudanças climáticas. Se o passado foi o século mais sangrento da história, o que vai ser esse?

Tuesday 12 August 2008

O Brasa nas Olimpíadas

Hoje, olhando o quadro de medalhas, me saltou aos olhos uma curiosidade, o Brasa está em 32 lugar, bem atrás de "potências olímpicas" como o Azerbaijão(11), Colombia(26), Zimbabue(22) e a lista segue.

É bem verdade que o Brasa tem mais medalhas, mas como são todas de bronze, a nosssa classificação geral vai lá para baixo.

O que eu gostaria de saber é o tamanho das delegações, algo como uma medida da eficiência de cada equipe - se é que isso faz sentido, mas seria só uma curiosidade. Eu também gostaria de saber dos atletas brasileiros premiados, quantos treinam no Brasil.

Vamos ver o que acontece até o final dos jogos.