Thursday 30 October 2008

Pazes com o Fedora

Andei meio desampotado com o projeto Fedora e após um tempo com Ubuntu 8.04, voltei. Não adianta, por mais que eu ache o Ubuntu interessante, eu ainda prefiro Fedora.
Um exemplo, Pulse Audio (PA). O caso é o seguinte: se eu usar o PA posso ouvir música e se alguém me chamar no Skype eu ouço pois o dispositivo não está bloqueado. Mas isso não acontece de maneira natural no Ubuntu. Por outro lado, como no Fedora não funciona, eu preciso configurar "na unha". Na verdade é editar apenas um arquivo /etc/pulse/daemon.conf. O resultado é que o PA funciona como deveria.
Outra coisa é gerenciamento de pacotes. Hoje tenho a impressão que o melhor mecanismo é o yum e olha que o Ubuntu sendo derivado do Debian usa as ferramentas apt-* que estão muito bem estabelecidas. Mas uma coisa que me incomoda é ter que ficar alternando (e lendo man page) entre apt-get, apt-cache, dpkg, etc. Ou usar a interface gráfica synaptic. No final das contas o yum parece tão mais natural, mais fácil, mais tudo que hoje eu acho que superou o sistema apt
Aparentemente o Fedora 10 está muito bom. Estou muito satisfeito. E estou mais satisfeito ainda com o projeto CentOS.