Thursday 28 May 2009

Voltei ao Ubuntu 8.10

Antes que me esqueca, voltei a usar o Ubuntu 8.10. Tive que voltar porque o Ubuntu 9.04 parece ainda nao estar pronto. Achei muito instavel e com problemas.

Isso eh uma consequencia dessa historia de se disponibilizar um novo release da distribuicao a cada 6 meses. Eh muito pouco tempo. Quando o sistema comeca a ficar estavel, redondinho, em suma, do jeito que a gente quer eis que sai uma nova versao.

Pessoalmente acredito que foi isso que acabou com o Fedora. A distribuicao se tornou impraticavel para o dia a dia. E parace que o Ubuntu esta indo para o mesmo caminho. Tomara que nao.

Apesar de estar satisfeito com o CentOS, comeco a voltar a pensar em FreeBSD. Me parece que o Linux esta meio que perdido. Apesar de haver centenas de distribuicoes disponiveis, eh dificil de achar uma que seja estavel e atualizada ao mesmo tempo.

Mozilla Jetpack e os web designers

Uma tecnologia que me deixou muito curioso eh o Mozilla Jetpack. Jetpack eh uma extensao para o Mozilla Firefox que torna muito mais facil modificar, filtrar e juntar paginas. Se entendi, tornou muito mais facil escrever ferramentas tipo Greasemoneky.

Uma chamada do site Slashdot diz que o Jetpack pode causar o conflito de web designers e usuarios contras as empresas de marketing. Uma vez que permite aos usuarios filtar o conteudo.

O que me deixou impressionado eh a possibilidade de causar uma revolucao de como usamos a Web. A ideia que podemos adaptar as paginas ao nosso gosto da outro sentido a como interaginos com os web sites. E de quebra torna o trabalho dos web designers uma incognita, afinal, como projetar uma pagina que voce nao sabe como vai ser vista?

Acho que essa tecnologia se tornar popular pode comecar um novo capitulo na Internet.

Monday 4 May 2009

Luta com Ubuntu Jaunty Jackalope

Eu em geral me arrempedo depois, mas acho irresistível a tentação de testar um novo release da distribuição que estou usando no momento. Atualmente tenho usando Ubuntu. No começo tinha quase vergonha de admitir que usava Ubuntu, pois me parecia Linux para idiotas.

Mas depois de usar Intrepid Ibex (8.10), tanto x86 quando x86_64, por um tempo posso dizer que é uma boa distribuiçao. Nos momentos de maior entusiasmo chego a me pegar dizendo que é a melhor distribuição para desktop, porque para servidor nada me parece mais confiável que Red Hat Enterprise Linux (RHEL), e em especial CentOS. Sou super fã dessa distribuição, o CentOS.

Após o lançamento do Jaunty, baixei as versões 32bit e 64bit como de costume. Por hora achei melhor não instalar no Dell Latitude D510 (32bit) que uso para Skype e música (meu player é o songbird). Primeiro que está funciona muito bem com o Intrepid. E depois porque já está dando sinais da idade. Para essas coisas eu tenho o meu Dell XPS M1530 (64bit), uma máquina ótima.

Depois de instalar Jaunty, achei que estava tendo problemas com a instalação do driver da NVIDIA. Não lembro exatamente o que foi, mas depois de tentar um pouquinho, a coisa funcionou. Em seguida começei a ter problemas com o vmware player. Logo após iniciar a máquina virtual (que vou me referir por vm), aparecei um monte de "g", e ctrl-alt não fucionava, para sair usava ctrl-alt-f1. Estava sendo uma experiência muito frustrante. Googling não estava ajudando. Só achei um cara que reclamou da mesma coisa quando atualizou de 8.04 para 8.10.

O arquivo xorg.conf só tinha a entrada da configuração de display (que parecia ser coisa da NVIDIA). Me pareceu o mesmo problema que tive com Opensolaris depois de atualizar, faltava a configuração de teclado e por isso só funcionava no layout US.

Depois de ir modificando o xorg.conf manualmente me pareceu que a coisa estava indo de mau a pior. Num ato de desespero reinstalei o sistema inclusive formatando a minha partição . E nada.
Me lembrei de uma entrada no blog do CentOS, planet CentOS, de 29 de abril em que Dag comenta sobre quais distribuições seriam recomendadas para o Desktop e aquilo me pareceu fazer muito sentido e resolvi tentar o Ubuntu 8.04 LTS.

Novamente reinstalei o sistema. Depois de fazer todas as atualizações, configurar o meu desktop. Sim, essa é uma das primeiras coisas que faço. Uso o tema Silicon, que ao ser instalado remove o tema original, Human, que é medonho, diga-se de passagem.

O problema dessa vez foi o driver da NVIDIA, que apresentava a tela de login, simplemente em branco. Digo "branco" como uma folha de papel. Eu até ouvia o tamborzinho do prompt de login. Para ter certeza alterei o driver no xorg para "nv" ao invés do "nvidia" e ai tudo funcionou. Depressão total.

O final da história foi que voltei ao Jaunty, e de quebra usei o disco inteiro, removendo a partição Windows Vista. Para não dar chance ao azar, instalei o Virtualbox ao invés do vmware player. E desde então tudo tem funcionado (quase) as mil maravilhas. Digo quase porque tenho que trocar a configuração de rede do Virtualbox de NAT para brigded. Isso para permitir a comunicação entre o host e o guest.

Como não podia deixar de ser a primeira máquina virtual criada foi para o CentOS.