Saturday, 11 July 2015

Duas semanas em KAUST.

Hoje volto para Stuttgart após duas semanas na Universidade Rei Abdullah. Foi uma experiência muito interessante. Numa das entradas tem uma plaquinha com a inscrição da missão da universidade. Ali diz que o objetivo ´ resgatar a grandeza da cultura árabe de outros tempos. O chocante é uma declaração tão ambiciosa em uma placa tão modesta.

As instalações são impressionantes. Fica muito claro que dinheiro não foi problema. Mas não é só dinheiro. Parece que tudo foi pensado e executado com maestria. Dá para ver que houve um esforço para tornar a vida num dos países mais conservadores do mundo em algo palatável para os ocidentais. Me disseram que o oeste da Árabia é mais liberal que o resto do país, e a universidade foi alguns passos além. Se a intenção era impressionar, pelo menos para mim, eles foram bem sucedidos.

No entanto há algo de estranho no ar. Algo de artificial. Em alguns momentos tive a sensação de estar no filme "The Truman Show," no qual Jim Carrey é a estrala de um reality show onde o mundo a sua volta é na verdade um gigantesco cenário. Mas isso tudo é compreensível. A universidade tem que atrair gente de qualidade e ao mesmo tempo isolar do resto do país. Parece que a intenção é que esse ambiente mais liberal pouco a pouco mude o mundo islâmico. De fato, a missão da universidade é bem ambiciosa.