Sunday, 22 May 2011

Comprando um sapato

O item que me faltava para a entrevista era um sapato. Estava tranquilo porque pensei que seria a parte fácil da história. Ledo engano. Parece que todos os homens de Sevilha calçam 44. Coisa incrível. É quase impossível achar um sapato decente neste número. Em geral os sapatos sociais estão na casa dos 100€. Por fim escolhi comprar um modelo na Zara porque é quase um sapatênis. Tem um sola muito fina o torna muito confortável. Pensei no quanto vou ter quer andar por Madrid e optei por conforto.

Mas tem uma história por trás dessa compra. Quinta e sexta feiras estive pelo centro procurando por sapato que me agradasse e coubesse no meu bolso. Quando finalmente me decidi por esse modelo da Zara. Descobri que não tinha meu número. O cara não me disse nada alem do "não temos". Conversando com o Felix, me sugeriu que fosse ao centro comercial em Nervion. Chegando lá, após verificar em outras lojas, fui a Zara para descobrir que eles não tinham o número. O vendedor me disse que talvez em "Los arcos" tivesse. Pensei comigo, não faço idéia onde fica isso, vou ao centro compro no "El Corte Inglês". Por azar tomei o ônibus na direção errada e fui parar em "Torreblanca". Ali vi o que no Brasil hoje chamamos de "comunidade", um eufemismo para favela. Sim, ali, vi com meus próprios olhos uma favela na Espanha. Durante o caminho um senhor muito falante foi me contando a sua vida e antes de descer do ônibus me mostrou qual era sua casa. OK. Fui até a parada final em Torreblanca. Na volta vejo que o ônibus passa em frente ao tal Shpping Center Los Arcos. Assim, ja que o destino tinha me dado essa oportunidade, resolvi tentar a sorte no Shopping. O shopping em si é bem simples. Tem só dois andares e é bem pequeno. Mas a Zara tinha o tal sapato. E assim pude encerrar minha busca. Mas não antes de passar pela vendedora mais fria que consigo me lembrar, um robô teria sido melhor. E depois reclamam do desemprego.

Agora só falta pegar a calça que ficou para fazer barra e já estou pronto para minha entrevista em Madrid.

Saturday, 21 May 2011

Mais um entrevista

Estou comprando as coisas para fazer um entrevista de emprego. Não me lemrava como era cansativo, e para piorar Sevilha é quente. Provar um camisa se torna um tarefa... Como dizer? Quantas pessoas já suaram por ali antes da minha vez?

No final das contas era mais barato ter ido a Londres e trazer meu terno. No começo achei que teria sido mais em conta e de quebra teria um terno por aqui. Mas agora é tarde. Se eu conseguirba vaga, terá sido um bom investimento, so nāo vou precisar começar a pensar mais seriamente em arranjar um emprego.

Tuesday, 10 May 2011

Tedio, Feria de Sevilla e pesetas

Vou começar dizendo que estou ficando entediado com Sevilha. A culpa não é da cidade em si. Minha opnião hoje é que Sevilha é como o Rio de Janeiro, ótima para um final de semana prolongado, mas mais que isso começa ficar chato. Não tem muito mais que ir a bar de tapas e perambular pela cidade. O que seria muito bom com um grupo de amigos, mas no meu caso, como de costume, sozinho perde muito da graça.

Minha idéia era chegar, fazer um curso de Espanhol e procurar um trabalho. O curso de Espanhol não fui bem o que eu pensei. Foi muito bom do ponto de vista ténico. Foi um mês de "subjuntivo". Eu pensava que seria um curso rápido começando do começo e cobrindo o básico. Porque foi esse o curso que tive na Itália e me salvou a vida. Mas me lembrei que as 20 horas de curso foram particular e pagas pela universidade. E naquela época foi 520€, imagino que hoje seria muito mais, ou seja, impraticável para se pagar do próprio bolso. E estudar sozinho está indo muito devagar.

Semana passada foi a Feria de Sevilla. Demorei a entender o que seria isso. Basicamente é um espaço com um monte de barracas, as casetas, que podem ser particular o pública. As particulares, como o nome diz, são particulares (óbvio) isso é não se entra sem um convite. Os convites são dados para amigos, familiares, etc. Na caseta tem comida e bebida, dança-se flamenco, e outras coisas típicas da Andalucia. As públicas em geral são de partidos políticos, empresas públicas, da prefeitura, etc. Por serem abertas a todos, em geral acaba tendo confusão com bêbados e todo o resto que não pode entrar em nenhuma outra caseta.

Eu fiquei um impressáo ruim porque me pareceu aquela coisa de "minha caseta é melhor que a sua." E por isso tem gente que investe uma quantia considerável de dinheiro nelas. Incluse com empréstimo bancário.

No supermercado tive uma surpresa quando vi que etiqueta tinha o preço em Euros e Pesetas. Sim, muita gente ainda pensa em Pesetas. Curioso que Euro esteja por ai a tanto tempo e as pessoas ainda pensem em Pesetas. Sabe como é: velhos hábitos são difíceis de morrer.

Friday, 22 April 2011

Chove, chove, e chove

A chuva não tem dado trégua. Hoje fui dar uma volta à tarde e foi um caminhada sob chuva. À vezes mais, à menos, mas choveu sempre.

Se chove as procissões não vão a rua pois pode danificar as imagens.

Amanhã também vai chover. Parece que só vai melhorar a partir da semana que vem.

Wednesday, 20 April 2011

As aulas durante a semana santa

Nesta semana estamos tendo aulas mais longas para compensar o final de semana prolongado que começa na quinta feira. Estamos tendo 5 horas de aula por dia. Um massacre! Temos 2 intervalos, mas não é suficiente. No final o pessoal esta pedindo arrego. Eu mesmo penso que deveria ter dado um balão nessas aulas. Talvez tivesse sido melhor ficar em casa e estudar por conta e tirar as dúvidas semana que vem.

Acho que não estou aproveitando a semana santa como deveria. Vou comprar um programa e ver se vejo um "passo" inteiro. Mas o tempo não esta ajudando. Parece que a foi chover justamente na semana quenão poderia. Coisas da vida. Muitas irmandades não desfilam se está chovendo, pois pode danificar a imagem do santo ou de Jesus.

Sunday, 17 April 2011

Semana Santa em Sevilha

Esta semana se comemora a Semana Santa. Parece que é um super evento em toda a Andaluzia, mas Sevilha por ser sua capital a coisa adquire proporções enormes. Hoje é domingo de ramos. Que marca oficialmente o início das procissões, que vão até o próximo domingo, o domingo da ressureição.

As ruas da cidade estão cheias, muito cheias. Há diversas procissões pela cidade. Uma procissão é o desfile de uma das diversas irmandades que existem pela cidade. Em geral essas irmandades tiveram suas origens em tempos imemoriais da associação de pessoas que exerciam a mesma profissõo. Essas pessoas se juntavam na sua igreja e fundavam a sua irmandade. Todos os dias tem o desfile de 7 irmandades. Cada irmandade tem suas cores que estão representada na roupa dos nazarenos. Este um exemplo:






Por um desvio histórico, essa imagem se tornou associada a Klu Klux Kan, mas não tem nada a ver uma coisa com outra. Isso vem do tempo da Inquisição, em que possas culpadas, mas não o suficiente para serem queimadas tinham que desfilar com o chapéu, depois se juntaram penitentes que não queriam se identificar.

As irmandades também tem suas imagens, por exemplo Jesus Cristo ou a Virgem Maria. As imagens desfilam no que aqui se chama de passo. Os passos seriam como carros alegóricos, exceto porque são carregadas no por um grupo de 36 a 48 homens:


Há um programa para o desfile das irmandades durante a semana santa. O ponto focal seria a Catedral, pois todas tem que passar por la. Mas é impraticável chegar próximo. Então se espera pela sua irmandade em algum ponto do percurso. Hoje o que fiz foi ficar vagando pela cidade e as vezes cruzar com um desfile.

Claro, como não podia deixar de ser, teve uma tapa ao longo do dia:

Tortilla de batatas e a caña(3,10€).

Friday, 8 April 2011

Hospital, documentação e Salmorejo

Ontem (7/4/2011) fui ao hospital porque na sexta passada torci o tornozelo descendo a escada do hotel. Durante esses dias achei que iria passar e que com um pouco de repouso seria suficiente. A dor foi piorando. Ficar sentado era difícil e por isso as aulas estavam se tornando um martirio. E porque quero fazer mais turismo!

Para dar entrada no hospital é necessário a tarjeta sanitaria espanhola ou a européia. Não tenho nenhuma das duas e nem trouxe meu número de seguridade social da Inglaterra. Consequência: vão mandar uma fatura para casa. Pedi umas semanas para arranjar essas coisas.

Mas a moral da história é que o passaporte não é suficiente. Ou se tem um seguro ou a carterinha da sua seguridade social. Ou melhor a ainda, a carteira européia. Assim que me estabelecer novamente vou providenciar uma. Estive pensando se não é possível fazer através do consulado Inglês

Enquanto comia minha salada, e conversava com o Felix sobre os problemas de documentação e afins. Ele estava preparando algo para comi e perguntei o que era. Ele respondeu que o creme que cobria o arroz com atum era Salmorejo e perguntou se eu queria um pouco. Na hora por instinto disse "não". A pasta rosa e com um nome começando com "salmo", me fez imediatamente pensar que era algum creme de salmão. Continuou dizendo que era muito bom no verão ou como tapa. E para meu desespero disse que iria improvisar uma para mim. A tapa é salmorejo, jamon picado e ovos cozidos, e pão para acompanhar.

Por estava totalmente enganado e estava muito gostoso. É muito refrescante. Quase como um Gazpacho.

Aproveitando a noite deliciosa (as 21:30 estava 30 graus), fui dar uma volta no centro. Amanhã fico o dia com o pé para cima. É fant´stico, entrar num bar pedir uma tapa de jamon e uma cervejinha. É muito delicioso. Em outro bar perguntei se tinha alguma tapa de queijo. O garçon respondeu que sim e voltou com um pasta de espinafre aos 5(!) queijos. Entregou dizendo que era tão bom que iria salir lagrimas. Muito bom sem dúvida, mas igual ao jamon não existe.