O item que me faltava para a entrevista era um sapato. Estava tranquilo porque pensei que seria a parte fácil da história. Ledo engano. Parece que todos os homens de Sevilha calçam 44. Coisa incrível. É quase impossível achar um sapato decente neste número. Em geral os sapatos sociais estão na casa dos 100€. Por fim escolhi comprar um modelo na Zara porque é quase um sapatênis. Tem um sola muito fina o torna muito confortável. Pensei no quanto vou ter quer andar por Madrid e optei por conforto.
Mas tem uma história por trás dessa compra. Quinta e sexta feiras estive pelo centro procurando por sapato que me agradasse e coubesse no meu bolso. Quando finalmente me decidi por esse modelo da Zara. Descobri que não tinha meu número. O cara não me disse nada alem do "não temos". Conversando com o Felix, me sugeriu que fosse ao centro comercial em Nervion. Chegando lá, após verificar em outras lojas, fui a Zara para descobrir que eles não tinham o número. O vendedor me disse que talvez em "Los arcos" tivesse. Pensei comigo, não faço idéia onde fica isso, vou ao centro compro no "El Corte Inglês". Por azar tomei o ônibus na direção errada e fui parar em "Torreblanca". Ali vi o que no Brasil hoje chamamos de "comunidade", um eufemismo para favela. Sim, ali, vi com meus próprios olhos uma favela na Espanha. Durante o caminho um senhor muito falante foi me contando a sua vida e antes de descer do ônibus me mostrou qual era sua casa. OK. Fui até a parada final em Torreblanca. Na volta vejo que o ônibus passa em frente ao tal Shpping Center Los Arcos. Assim, ja que o destino tinha me dado essa oportunidade, resolvi tentar a sorte no Shopping. O shopping em si é bem simples. Tem só dois andares e é bem pequeno. Mas a Zara tinha o tal sapato. E assim pude encerrar minha busca. Mas não antes de passar pela vendedora mais fria que consigo me lembrar, um robô teria sido melhor. E depois reclamam do desemprego.
Agora só falta pegar a calça que ficou para fazer barra e já estou pronto para minha entrevista em Madrid.
Sunday, 22 May 2011
Saturday, 21 May 2011
Mais um entrevista
Estou comprando as coisas para fazer um entrevista de emprego. Não me lemrava como era cansativo, e para piorar Sevilha é quente. Provar um camisa se torna um tarefa... Como dizer? Quantas pessoas já suaram por ali antes da minha vez?
No final das contas era mais barato ter ido a Londres e trazer meu terno. No começo achei que teria sido mais em conta e de quebra teria um terno por aqui. Mas agora é tarde. Se eu conseguirba vaga, terá sido um bom investimento, so nāo vou precisar começar a pensar mais seriamente em arranjar um emprego.
No final das contas era mais barato ter ido a Londres e trazer meu terno. No começo achei que teria sido mais em conta e de quebra teria um terno por aqui. Mas agora é tarde. Se eu conseguirba vaga, terá sido um bom investimento, so nāo vou precisar começar a pensar mais seriamente em arranjar um emprego.
Tuesday, 10 May 2011
Tedio, Feria de Sevilla e pesetas
Vou começar dizendo que estou ficando entediado com Sevilha. A culpa não é da cidade em si. Minha opnião hoje é que Sevilha é como o Rio de Janeiro, ótima para um final de semana prolongado, mas mais que isso começa ficar chato. Não tem muito mais que ir a bar de tapas e perambular pela cidade. O que seria muito bom com um grupo de amigos, mas no meu caso, como de costume, sozinho perde muito da graça.
Minha idéia era chegar, fazer um curso de Espanhol e procurar um trabalho. O curso de Espanhol não fui bem o que eu pensei. Foi muito bom do ponto de vista ténico. Foi um mês de "subjuntivo". Eu pensava que seria um curso rápido começando do começo e cobrindo o básico. Porque foi esse o curso que tive na Itália e me salvou a vida. Mas me lembrei que as 20 horas de curso foram particular e pagas pela universidade. E naquela época foi 520€, imagino que hoje seria muito mais, ou seja, impraticável para se pagar do próprio bolso. E estudar sozinho está indo muito devagar.
Semana passada foi a Feria de Sevilla. Demorei a entender o que seria isso. Basicamente é um espaço com um monte de barracas, as casetas, que podem ser particular o pública. As particulares, como o nome diz, são particulares (óbvio) isso é não se entra sem um convite. Os convites são dados para amigos, familiares, etc. Na caseta tem comida e bebida, dança-se flamenco, e outras coisas típicas da Andalucia. As públicas em geral são de partidos políticos, empresas públicas, da prefeitura, etc. Por serem abertas a todos, em geral acaba tendo confusão com bêbados e todo o resto que não pode entrar em nenhuma outra caseta.
Eu fiquei um impressáo ruim porque me pareceu aquela coisa de "minha caseta é melhor que a sua." E por isso tem gente que investe uma quantia considerável de dinheiro nelas. Incluse com empréstimo bancário.
No supermercado tive uma surpresa quando vi que etiqueta tinha o preço em Euros e Pesetas. Sim, muita gente ainda pensa em Pesetas. Curioso que Euro esteja por ai a tanto tempo e as pessoas ainda pensem em Pesetas. Sabe como é: velhos hábitos são difíceis de morrer.
Minha idéia era chegar, fazer um curso de Espanhol e procurar um trabalho. O curso de Espanhol não fui bem o que eu pensei. Foi muito bom do ponto de vista ténico. Foi um mês de "subjuntivo". Eu pensava que seria um curso rápido começando do começo e cobrindo o básico. Porque foi esse o curso que tive na Itália e me salvou a vida. Mas me lembrei que as 20 horas de curso foram particular e pagas pela universidade. E naquela época foi 520€, imagino que hoje seria muito mais, ou seja, impraticável para se pagar do próprio bolso. E estudar sozinho está indo muito devagar.
Semana passada foi a Feria de Sevilla. Demorei a entender o que seria isso. Basicamente é um espaço com um monte de barracas, as casetas, que podem ser particular o pública. As particulares, como o nome diz, são particulares (óbvio) isso é não se entra sem um convite. Os convites são dados para amigos, familiares, etc. Na caseta tem comida e bebida, dança-se flamenco, e outras coisas típicas da Andalucia. As públicas em geral são de partidos políticos, empresas públicas, da prefeitura, etc. Por serem abertas a todos, em geral acaba tendo confusão com bêbados e todo o resto que não pode entrar em nenhuma outra caseta.
Eu fiquei um impressáo ruim porque me pareceu aquela coisa de "minha caseta é melhor que a sua." E por isso tem gente que investe uma quantia considerável de dinheiro nelas. Incluse com empréstimo bancário.
No supermercado tive uma surpresa quando vi que etiqueta tinha o preço em Euros e Pesetas. Sim, muita gente ainda pensa em Pesetas. Curioso que Euro esteja por ai a tanto tempo e as pessoas ainda pensem em Pesetas. Sabe como é: velhos hábitos são difíceis de morrer.
Friday, 22 April 2011
Chove, chove, e chove
A chuva não tem dado trégua. Hoje fui dar uma volta à tarde e foi um caminhada sob chuva. À vezes mais, à menos, mas choveu sempre.
Se chove as procissões não vão a rua pois pode danificar as imagens.
Amanhã também vai chover. Parece que só vai melhorar a partir da semana que vem.
Se chove as procissões não vão a rua pois pode danificar as imagens.
Amanhã também vai chover. Parece que só vai melhorar a partir da semana que vem.
Wednesday, 20 April 2011
As aulas durante a semana santa
Nesta semana estamos tendo aulas mais longas para compensar o final de semana prolongado que começa na quinta feira. Estamos tendo 5 horas de aula por dia. Um massacre! Temos 2 intervalos, mas não é suficiente. No final o pessoal esta pedindo arrego. Eu mesmo penso que deveria ter dado um balão nessas aulas. Talvez tivesse sido melhor ficar em casa e estudar por conta e tirar as dúvidas semana que vem.
Acho que não estou aproveitando a semana santa como deveria. Vou comprar um programa e ver se vejo um "passo" inteiro. Mas o tempo não esta ajudando. Parece que a foi chover justamente na semana quenão poderia. Coisas da vida. Muitas irmandades não desfilam se está chovendo, pois pode danificar a imagem do santo ou de Jesus.
Acho que não estou aproveitando a semana santa como deveria. Vou comprar um programa e ver se vejo um "passo" inteiro. Mas o tempo não esta ajudando. Parece que a foi chover justamente na semana quenão poderia. Coisas da vida. Muitas irmandades não desfilam se está chovendo, pois pode danificar a imagem do santo ou de Jesus.
Sunday, 17 April 2011
Semana Santa em Sevilha
Esta semana se comemora a Semana Santa. Parece que é um super evento em toda a Andaluzia, mas Sevilha por ser sua capital a coisa adquire proporções enormes. Hoje é domingo de ramos. Que marca oficialmente o início das procissões, que vão até o próximo domingo, o domingo da ressureição.
As ruas da cidade estão cheias, muito cheias. Há diversas procissões pela cidade. Uma procissão é o desfile de uma das diversas irmandades que existem pela cidade. Em geral essas irmandades tiveram suas origens em tempos imemoriais da associação de pessoas que exerciam a mesma profissõo. Essas pessoas se juntavam na sua igreja e fundavam a sua irmandade. Todos os dias tem o desfile de 7 irmandades. Cada irmandade tem suas cores que estão representada na roupa dos nazarenos. Este um exemplo:
Por um desvio histórico, essa imagem se tornou associada a Klu Klux Kan, mas não tem nada a ver uma coisa com outra. Isso vem do tempo da Inquisição, em que possas culpadas, mas não o suficiente para serem queimadas tinham que desfilar com o chapéu, depois se juntaram penitentes que não queriam se identificar.
As irmandades também tem suas imagens, por exemplo Jesus Cristo ou a Virgem Maria. As imagens desfilam no que aqui se chama de passo. Os passos seriam como carros alegóricos, exceto porque são carregadas no por um grupo de 36 a 48 homens:

Há um programa para o desfile das irmandades durante a semana santa. O ponto focal seria a Catedral, pois todas tem que passar por la. Mas é impraticável chegar próximo. Então se espera pela sua irmandade em algum ponto do percurso. Hoje o que fiz foi ficar vagando pela cidade e as vezes cruzar com um desfile.
Claro, como não podia deixar de ser, teve uma tapa ao longo do dia:

Tortilla de batatas e a caña(3,10€).
As ruas da cidade estão cheias, muito cheias. Há diversas procissões pela cidade. Uma procissão é o desfile de uma das diversas irmandades que existem pela cidade. Em geral essas irmandades tiveram suas origens em tempos imemoriais da associação de pessoas que exerciam a mesma profissõo. Essas pessoas se juntavam na sua igreja e fundavam a sua irmandade. Todos os dias tem o desfile de 7 irmandades. Cada irmandade tem suas cores que estão representada na roupa dos nazarenos. Este um exemplo:
![]() | ![]() |
Por um desvio histórico, essa imagem se tornou associada a Klu Klux Kan, mas não tem nada a ver uma coisa com outra. Isso vem do tempo da Inquisição, em que possas culpadas, mas não o suficiente para serem queimadas tinham que desfilar com o chapéu, depois se juntaram penitentes que não queriam se identificar.
As irmandades também tem suas imagens, por exemplo Jesus Cristo ou a Virgem Maria. As imagens desfilam no que aqui se chama de passo. Os passos seriam como carros alegóricos, exceto porque são carregadas no por um grupo de 36 a 48 homens:

Há um programa para o desfile das irmandades durante a semana santa. O ponto focal seria a Catedral, pois todas tem que passar por la. Mas é impraticável chegar próximo. Então se espera pela sua irmandade em algum ponto do percurso. Hoje o que fiz foi ficar vagando pela cidade e as vezes cruzar com um desfile.
Claro, como não podia deixar de ser, teve uma tapa ao longo do dia:
Tortilla de batatas e a caña(3,10€).
Friday, 8 April 2011
Hospital, documentação e Salmorejo
Ontem (7/4/2011) fui ao hospital porque na sexta passada torci o tornozelo descendo a escada do hotel. Durante esses dias achei que iria passar e que com um pouco de repouso seria suficiente. A dor foi piorando. Ficar sentado era difícil e por isso as aulas estavam se tornando um martirio. E porque quero fazer mais turismo!
Para dar entrada no hospital é necessário a tarjeta sanitaria espanhola ou a européia. Não tenho nenhuma das duas e nem trouxe meu número de seguridade social da Inglaterra. Consequência: vão mandar uma fatura para casa. Pedi umas semanas para arranjar essas coisas.
Mas a moral da história é que o passaporte não é suficiente. Ou se tem um seguro ou a carterinha da sua seguridade social. Ou melhor a ainda, a carteira européia. Assim que me estabelecer novamente vou providenciar uma. Estive pensando se não é possível fazer através do consulado Inglês
Enquanto comia minha salada, e conversava com o Felix sobre os problemas de documentação e afins. Ele estava preparando algo para comi e perguntei o que era. Ele respondeu que o creme que cobria o arroz com atum era Salmorejo e perguntou se eu queria um pouco. Na hora por instinto disse "não". A pasta rosa e com um nome começando com "salmo", me fez imediatamente pensar que era algum creme de salmão. Continuou dizendo que era muito bom no verão ou como tapa. E para meu desespero disse que iria improvisar uma para mim. A tapa é salmorejo, jamon picado e ovos cozidos, e pão para acompanhar.
Por estava totalmente enganado e estava muito gostoso. É muito refrescante. Quase como um Gazpacho.
Aproveitando a noite deliciosa (as 21:30 estava 30 graus), fui dar uma volta no centro. Amanhã fico o dia com o pé para cima. É fant´stico, entrar num bar pedir uma tapa de jamon e uma cervejinha. É muito delicioso. Em outro bar perguntei se tinha alguma tapa de queijo. O garçon respondeu que sim e voltou com um pasta de espinafre aos 5(!) queijos. Entregou dizendo que era tão bom que iria salir lagrimas. Muito bom sem dúvida, mas igual ao jamon não existe.
Para dar entrada no hospital é necessário a tarjeta sanitaria espanhola ou a européia. Não tenho nenhuma das duas e nem trouxe meu número de seguridade social da Inglaterra. Consequência: vão mandar uma fatura para casa. Pedi umas semanas para arranjar essas coisas.
Mas a moral da história é que o passaporte não é suficiente. Ou se tem um seguro ou a carterinha da sua seguridade social. Ou melhor a ainda, a carteira européia. Assim que me estabelecer novamente vou providenciar uma. Estive pensando se não é possível fazer através do consulado Inglês
Enquanto comia minha salada, e conversava com o Felix sobre os problemas de documentação e afins. Ele estava preparando algo para comi e perguntei o que era. Ele respondeu que o creme que cobria o arroz com atum era Salmorejo e perguntou se eu queria um pouco. Na hora por instinto disse "não". A pasta rosa e com um nome começando com "salmo", me fez imediatamente pensar que era algum creme de salmão. Continuou dizendo que era muito bom no verão ou como tapa. E para meu desespero disse que iria improvisar uma para mim. A tapa é salmorejo, jamon picado e ovos cozidos, e pão para acompanhar.
Por estava totalmente enganado e estava muito gostoso. É muito refrescante. Quase como um Gazpacho.
Aproveitando a noite deliciosa (as 21:30 estava 30 graus), fui dar uma volta no centro. Amanhã fico o dia com o pé para cima. É fant´stico, entrar num bar pedir uma tapa de jamon e uma cervejinha. É muito delicioso. Em outro bar perguntei se tinha alguma tapa de queijo. O garçon respondeu que sim e voltou com um pasta de espinafre aos 5(!) queijos. Entregou dizendo que era tão bom que iria salir lagrimas. Muito bom sem dúvida, mas igual ao jamon não existe.
Subscribe to:
Posts (Atom)

