Sunday, 18 January 2015

A luta perdida contra a pirataria digital

Hoje tem uma notícia interessante no Arstechnica sobre uma avalanche de filmes pirateados nos sites de torrent. Aparentemente os hackers burlar o mecanismo de "marca d'água digital" dos estudios. Eu gosto de ler notícias como os hacker burlam esses mecanismos de proteção e gerenciamento digital. Para alguém de fora, parece uma luta perdida, algo como a "guerra as drogas" (War on Drugs) e no entanto os estudios continuam a lutar ferozmente. Até quando? O lançamento do filme "The Interview" online pela Sony mostra que esse pode ser um modelo viável. Mais que isso, esse deve ser o futuro. No entanto esse filme em particular foi precedido de tanta controvérsia que é difícil saber o que teria acontecido ser o filme tivesse seguido os caminhos normais de lançamento. No entanto a mensagem parece clara: as pessoas estão dispostas a pagar para assistir conteúdo online. O YouTube foi um dos grandes vitoriosos dessa história.

Sunday, 21 December 2014

Imprimindo o conteúdo de um pacote do "mac ports"

O Mac OS X tem um sistema de pacotes semelhante ao FreeBSD: mac ports. Hoje eu queria descobrir como lista o conteúdo de um "port" - algo semelhante ao rpm -q --list. Primeiro para listar os ports instalados:
mgarcia@localhost: ~ $ port installed
The following ports are currently installed:
  bzip2 @1.0.6_0 (active)
(...)
Em seguida queria descobrir onde os arquivos do django tinham sido instalados:
mgarcia@localhost: ~ $ port content py27-django
Port py27-django contains:
  /opt/local/Library/Frameworks/Python.framework/Versions/2.7/bin/django-admin
(...)

Tuesday, 26 February 2013

LG compra WebOS, por que a Sony não fez isso?

Acho que a LG fez uma excelente aquisição ao comprar o webOS da HP e me pergunto por que a Sony não fez isso? Acho muito curioso que a Sony insista em ser uma empresa de hardware. O anuncio do PS4 colocou muita enfase no aspecto "social," no entento acho que a Sony tinha que ter o seu próprio OS, alge que desse a eles a chance de criar uma plataforma própria.

Acho que a Apple mostrou o caminho, uma linha de produtos muito boa- que a Sony tem, integrado ao software e um serviço. Acho que a Sony tem todos os elementos mas falta uma visão coesa. A Playstation Network poderia ser o iTunes da Sony, com webOS rodando em todos os dispositivos, exceto computadores porque até ter uma "Office" não dá para deixar o Windows. Mas ainda poderia haver experimentos tipo Chomebook, com um Vaio rodando exclusivamente webOS e considerendo que o PS4 vai ser uma PC, seria possivel ter praticamente o mesmo sistema operacional rodando em toda linha de dispositivos.

Monday, 24 December 2012

Pagar para acessar o Estadão??

Hoje tive uma supresa desagrável ao acessar o site do Estadão: um janela pedindo que eu me cadastrasse para continuar tendo acesso as matérias do jornal. Por um momento pensei que se tratasse de algo exclusivo para tablets tipo iPad. Fui conferir do meu computador e para minha surpresa, a mesma janela pipocou!

Não tive outra saída se não apagar o Estadão do meu bookmark. Isso me deixou chateado porque o site do Estadão é minha janela para o Brasil. Tudo que sei do país vem por este site. Especialmente a parte de "opinião". Apesar de gostar muito do jornal, o site sempre deixou muito a desejar em termos de organização, a quantidade de anuncios, refresh da página, aquela coisa horrível no topo da página de econômia com informações das bolsas de valores e outras coisas mais. De todos a pior parte é de longe a poluição visual pelos anuncios. O site só se torna usável, legível, palatável, depois de se instalar o plugin "adblock" no Firefox. O Safari tem, além do plugin, o "reader" que ajuda a minimizar o problema ainda mais. Dos outros navegadores eu não sei porque não uso.

Não consegui entender o propósito do cadastro. A página de informações diz que é para entender melhor o perfil dos usuários, mas isso é meio difícil de engulir. Porque a mesma página diz que as informações no cadastro não serão vendidas ou compartilhadas, então para que o cadastro? Só se for para oferecer um pacote de assinatura diferenciado. Mas isso me parece muito trabalho para o número de assinaturas que possa gerar. Não consigo imaginar muitas pessoas assinando a versão digital do jornal. Como um complemento da versão impressa pode ser, mas só pelo conteúdo digital não. Até porque o site é ruim. Então teria que ser uma versão espetacular para iPad.

Uma coisa que também me supreendeu foi não saber que isso seria implementado. Acessava o jornal todos os dias e não me lembro de ver nenhum anuncio sobre a mudança. Isso me deixou decepcionado. Vamos ver no que vai dar. Mas eu só vou saber se sair em outro site. Boa sorte para o Estadão.

Saturday, 22 December 2012

Testando iPad apps do Blogger

Faz tempo que tenho pensado em ressuciatar esse blog. Mas acho que nunca sobra tempo, ou sempre tenho outra prioridade. No momento é a carta de direção. Mas deve, espero, acabar no mês de Janeiro.

Outra coisa que me incomoda é a idéia de misturar texto de coisas em geral com coisas de computação, ou mesmo se devo escrever em Inglês ou Português.

Hoje eu instalei a app para iPad e até agora tudo bem. Pelo jeito não tem como editar direto em HTML. Mas isso não é o fim do mundo. No modo "landscape," o teclado funciona bem e depois que a gente se acostuma é quase como um computador normal. O iPad é um dispositvo fantástico, coisa de genio mesmo. Não é a toa que até hoje não existe um concorrente a altura. Tem tentativas, mas nada que se compare de verdade. Quanto mais eu uso, mais eu gosto.

Wednesday, 7 November 2012

Change Fedora 17 "runlevel 3" and Installing "Django"

Changing Fedora 17 to start in "run level 3", full multi use without X:

ln -fs /lib/systemd/system/multi-user.target \
  /etc/systemd/system/default.target

After this installing "django":

[mgarcia@volga ~]$  sudo yum install Django.noarch

Saturday, 5 November 2011

Quando o sistema esta pronto?

Hoje recebemos um e-mail do cliente dizendo que apesar de ter assinado o documento dizendo que o sistema estava pronto, ele disse que aquilo tinha sido mais por questões políticas que qualquer outra coisa. Afinal o sistema por hora esta isolado, uma ilha como ele disse, eu não sei o servidores de login estão funcionado, isso é montando corretamente todos os sistemas de arquivo que os usuários vão usar. Por outro lado, do nosso ponto de vista, uma vez que o sistema é capaz de rodar as aplicações, ele esta tecnicamente pronto. O resto é uma configuração que não depende mais da gente. O cliente tem que dizer como as coisas devem funcionar, fazer a configuração da sua rede, etc. Claro que isso depende do contrato que foi assinado. Mas isso é caso a coisa desande e seja necessário ir a justiça. E ninguém quer isso. Tudo isso só para dizer que ainda tem muito trabalho pela frente.