Saturday 19 January 2008

Instalação do QS21

A melhor notícia da semana foi colocar o QS21 no ar. Por algum motivo que tem que ser muito bom, a IBM não colocou um HD no QS21 e ainda por cima, ele deve usar um diretório exportado por uma máquina POWER 64, que no meu caso foi um Blade JS21, como diretório raiz. Então para configurar o QS21 foi necessário instalar Fedora 7 primeiro no JS21 e configurar os serviços de NFS, TFTP e DHCP. Essa foi a parte fácil da história. E aqui que as coisas se tornam complicadas. Teoricamente em seguida seria só baixar a imagem do Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC), colocar no diretório que o TFTP esperaria, instalar o SDK e por fim instar o kernel modificado pelo BSC. Pronto! Simples assim!

Para piorar, monitorar o console do QS21 é um horror. Aparentemente a imagem do BSC foi criada com um endereço IP estático, o que a torna praticamente inútil. Mas descobrir isso foi uma guerra a parte.

OK, nesse caso, bastaria baixar o fonte do kernel BSC, compilar e gerar minha própria imagem. Bem... seria simples se não fosse complicado. Tudo começou com um a compilação do kernel abortando por falta de um tal de dtc. Em seguida o problema foi fazer o meu kernel bootar. Isso porque estive seguindo um site sobre o "Fedora way" para compilar o kernel, no entanto não teve jeito de fazer funcionar. Por sorte achei o roteiro do site do próprio Fedora, e apesar de haver uma observação de que aquilo se aplica apenas para o Fedora 8, pelo que pude perceber, a única diferença em relação ao Fedora 7 está no detalhe que o arquivo de especificação do kernel se chama kernel-2.6.spec e não kernel.spec, como seria para o Fedora 8.

Como kernel BSC compilado, gerei minha imagem e pude fazer toda a instalação do QS21 sem maiores problemas.

No comments: