Wednesday 30 April 2008

Milagre Brasileiro 2.0

O Brasil foi colocado num grupo de paises chamado de BRIC - Brasil, Russia, India e China[BBC]. Os investidores internacionais acreditam que esse grupo de paises será o mesmo que os Tigres Ásiaticos foram. Cada vez que vejo esse entusiamos, que beira a histeria, com relação a economia brasileira eu fico deprimido. O que me deprime é não conseguir me empolgar com essa história toda. Eu queria achar que dessa vez o Brasa vai para a frente, que finalmente vamos deixar de ser o país do futuro para se tornar uma realidade. Eu queria, mas não consigo.

A razão da minha desconfiança é que essa prosperidade toda não é partilhada pela sociedade, pelo contrário, vindo do mercado financeiro, ou grandes grupos, a riqueza fica concentrada. E essa é a assinatura do subdesenvolvimento - concentração de renda. Não estou dizendo que a culpa é dos capitalistas, muito pelo contrário, eles estão fazendo a parte deles - mais capital. E muito bem diga-se de passagem.

O culpado é o governo ou a sociedade ou ambos. Sempre ouvi dizer que os fatores que engessavam a economia brasileira eram:
  • Dívida do setor público.
  • Legislação trabalhista fora da realidade.
  • Sistema tributário esquizofrênico.
  • Infraestrutra em frangalhos.
  • Baixíssima escolaridade da mão de obra.
  • Corrupção endêmica.
  • Provavelmente muitos outros.
A pergunta que me faço é: qual desses problemas foi resolvido? A resposta é nenhum. Então porque esse otimismo todo? O Brasil vive das exportações para a China. Então se a economia mundial entrar em recessão e a China der uma esfriar um pouco, o Brasa vai voltar a ser o Brasa de sempre. "E agora José?", como diz a poesia.

Durante os anos 70, o Brasil apresentou um crescimento muito acelerado que lá pelas tantas acabou e depois veio a ressaca, duas décadas de crescimento pífio. A gente já viu esse filme antes. É uma onda. Mas mostra uma coisa importante: até hoje, mesmo depois de 500 anos, o Brasil ainda continua sendo um exportador de bens primários.

Todo país que tem alguma riqueza natural está mesma onda que o Brasil. Outro dia esta lendo uma reportagem que lá pelas tantas comparava o Brasil ao Peru. Nesse momento eu tive um choque. Se estamos sendo comparado ao Peru a coisa é pior do que eu poderia imaginar. Pela minha cabeça passaram algumas comparações que já foram feitas com o Brasil.

Dizia-se que o Brasil era a Belindia: uma mistura de Bélgica com India - a parte miserável. Mas a India hoje está inserida fortemente no setor de serviços e informática. O Brasil nunca conseguiu criar a sua marca, a marca Brasil. Sem falar nos grupos industriais fortes como Mittal ou Tata, que comprou as marcas Jaguar e Land Rover. Nos anos 60 o Brasil e a Coréia do Sul estam na mesma situação e onde esta a Coréia hoje? Lá na frente. Usamos celulares e outros aparelhos elétro-eletrônicos Samsung, LG, etc. Na rua tem carros Hyundai e Kia, e até onde sei o Brasil só fez a Brasilia e Gurgel. Não tenho certeza se já tiveram a ousadia de comparar o Brasil com a China em algum momento, mas se sim, vamos aos fatos. Ainda que a China seja uma bomba relógio ambiental e social, o Brasil nunca chegou perto de ser motor da economia mundial. O meu medo é claro: há a chance de alguma dia o Peru olhar para o Brasil pelo retrovisor. Eu espero não estar mais vivo quando isso acontecer.

A moral da história é que a economia esta bem porque a China está bem, e não porque resolvemos o nossos problemas.

O que me deixa mais puto é ver o Lula posando de heroi. Ver aquele pessoa sorrindo e dizendo que nunca na história brasileira houve algo semelhante faz as minhas vísceras ferver. Mas esso assunto fica para uma próxima vez...

[BBC] http://news.bbc.co.uk/2/hi/business/7371984.stm

No comments: