Friday 20 June 2008

Vida de sysadmin é phoda!

Eu sabia que a vida de sys-admin não era fácil, ainda mais tendo problemas com a língua. Mas tem horas que da vontade de desaparecer.

Um dia q parecia que seria tranquilo, começou com o chefe do suporte dizendo que não estava recebendo e-mails da lista "tripreport". Nunca conversei com meu chefe sobre como ele configurou o mailman[MLM], assim, virei para o usuário e disse "não faço idéia do que fazer". Simples assim.

Enquanto assimilava o choque, outro chegou reclamando que o acrobat professional dele tinha parado de funcionar. Como sempre o usuário não fez nada e de repente o programa parou de funcionar. Fui dar uma olhada no computador do cara. Ai que desgosto. Aquela configuração que o cara mantém por anos, juntando todo tipo de lixo que se vai instalando ao longo da vida.

Enquanto tentava acertar o Adobe, um usuário veio dizendo que a máquina dele tinha morrido. Não estava dando boot, que a tela estava preta, etc. Pânico total. Deixei o Acrobat fazendo uma auto-reparação e fui ver o que estava acontecendo. No final das contas não era nada de mais.

Voltando ao Acrobat. O problema era que durante a conversão do documento Office, o Acrobat dava uma mensagem dizendo que não tinha achado a impressora PDF e precisa ser reinstalado. Após duas reinstalações do Adobe e algumas horas, chegou a hora de procurar no google pela mensagem de erro. Meu colega assumiu o comando e fui fazer a pesquisa. O resultado foi um "technote" da Adobe com 15 possiblidades de solução do problema. No final ele resolveu o problema usando uma combinação linear de algumas das soluções.


Com isso pude voltar a lutar com o download do RHEL Workstation, já que a versão server não aceitou a licença que veio em outra máquina e como vai para o pessoal de "testing", eles não precisam de nada da versão server mesmo. O problema é que a máquina é velhinha e só lê CD, ou seja, fazer o download de 6 CDs a velocidade de modem. Isso vai tomar alguns dias. Detalhe, eu passei a semana passada fazendo o download dos 5 CDs da versão server.

Enquanto começei a instalação da máquina que vai para a gerente de licenças, o computador dela esta para morrer e é quase urgente substituir a máquina. Estive tentando com um que funcinava muito bem com Linux, mas não teve jeito de fazer o Windows XP funcionar. Após o primeiro boot, vinha a tela azul de erro fatal. Agora parece que vai dar certo.

Paralelamente estou acabando de instalar o Windows XP 64bit num laptop Precision M4300. A máquina estava praticamente pronta com o XP origianal e OpenSuse 10.2 64bit. Em geral configuramos as máquinas com dual-boot. E tem um certo trabalho em deixar os dois OS, diversos programas para instalar, configurar os clientes de backup e e-mail. Quando chefe da seção de Suporte, o mesmo do mailman, mudou de idéia e pediu que fosse apenas Windows XP 64, nada de dual-boot. O duro é ter que fazer o download de todos os drivers, para começar a preparar a máquina outra vez.

Como diria o velho sábio "rapadura é doce, mas não é mole não!"

[MLM] http://www.list.org/

No comments: