Tuesday 17 June 2008

Xul ou wxPython?

Tenho sofrido de uma dúvida cruel, não sei se me dedico a aprender XUL[1] ou wxPython[2]. Na verdade é um sofrimento inútil porque não sou desenvolvedor de verdade, apenas um entusiasta. Mas um aficcionado por tecnologia.

Desde que vi o Songbird[3], me apaixonei pelo XUL. Achei a idéia tão fascinante, tão inspiradora, tão moderna, tão tudo, que para passou a representar o modelo de como se desenvolver uma aplicação. Em primeiro lugar pela fundação, que me parece bem sólida, ainda que a tecnologia seja nova. E se é verdade que o futuro está na Internet, algo na linha dessa tal "Internet 2.0", então porque não já usar como base um browser? Ou melhor o motor do browser, e não é disso que vou precisar? O problema é que me parece um tanto difícil de programar, mas com a ajuda do XUL Explorer[4], talvez fique tudo mais fácil.

A minha dúvida quanto ao wxPython é, em primeiro lugar, porque comprei um livro disso há tempos e tenho uma dó de abandona-lo. O wxpython é tão cross-platform quanto o XUL, mas não tem o mesmo "sexy appeal". Eu diria até que o wxPython é um código mais maduro e com mais recursos.

O problema real é que não tenho nada que fazer com isso e assim fico nessa dúvida atróz. Fico pensando em vários projetinhos como desculpa para aprender essas coisas, por exemplo:
  • Uma interface para os vários repositórios de dados que temos que lidar no escritório: LDAP, NIS/NIS+, sistema de telefone, etc. Embora haja uma lenda que tudo será concentrado no LDAP.
  • Uma interface descente para o Nagios e com integração ao Ganglia.
  • Uma interface alternativa ao Skype.
  • Implementar uma espécie de Google Picassa que seria realmente independente de plataforma.
Bom, enfim, de repente da para fazer um monte de coisas. Agora é só sentar e fazer!

Eu já ficaria satisfeito de fazer o meu sistema de contabilidade pessoal, com interface ao Google Spreadsheet.

Eu vou pensando...

[1] http://www.mozilla.org/projects/xul/
[2] http://www.wxpython.org/
[3] http://getsongbird.com/
[4] http://developer.mozilla.org/en/docs/XUL_Explorer

No comments: