Monday 22 September 2008

Frustrado com o projeto Fedora

Sempre fui defensor e usuário da família "Red Hat". A minha história com o Linux começou no Red Hat 2 e logo depois comprei o Red Hat 5. Desde então sempre fui fã dessa distro.

Houveram alguns intervalos com Debian e FreeBSD. Durante meus 2 anos como técnico no IFUSP instalei e gerenciei máquinas com um clone de Red Hat, o Scientific Linux. Eu lutei até que praticamente todas as máquinas do grupo estivessem com SL.

A idéia do projeto Fedora sempre me agradou e sempre fui feliz, mas de uns tempos para cá, algo não vai bem. Acho que o "art work" está horrível. O Ubuntu está muito bonito. O tema é elegante e discreto, o tipo de coisa que eu gosto. Até o OpenSuSE 11 está bom. O tema do Gnome é muito bom, diferente, legal, quase intrigrante. Do KDE eu não falo porque não uso. Para mim o Suse sempre foi a última opção, mas de repente me vejo tentado a instalar.

Hoje quando instalo o Fedora a primeira coisa é instalar meus pacotes do Gnome para tornar a interface mais palatável. Que alias, é quase o mesmo tema usando pelo Suse.

Teve a invasão dos servidores Fedora/Red Hat que me pareceu que foi muito mal gerenciada pelos responsáveis pela distro.

Eu não sei, não gosto quando fico nesse limbo, procurando por uma distribuição. Fico pensando em voltar ao SL ou instalar CentOS para continuar dentro da família Red Hat. Ao mesmo tempo penso se não seria hora de tentar outra distro. O que me mata é pensar que o Fedora 10 pode ser uma boa distro. Pois foi assim no passado. Fedora 7 foi difícil, muito instável, e depois o Fedora 8 foi ótimo. Agora o Fedora 9 está difícil e portanto o próximo lançamento deve ser bom.

Hoje eu instalei o Fedora 10 alpha numa máquina virtual. O tema continua o mesmo "Nodoka" horrendo da versão 9, mas pelo menos tem mais opção de fundo de tela. No mais não deu tempo de brincar. Vamos ver no que vai dar.

No comments: