Monday 29 September 2008

Uma vitória a derrota do plano para Wall St.

Ao ouvir a notícia que o plano para salvar os fat cats de Wall Street não tinha sido aprovado pelo congresso americano, não pude acreditar: era uma notícia maravilhosa. Esse pessoal tem que sentir um pouco de dor. Durante a bonança, os números eram quase obscenos e agora que a maré virou, simplesmente mandam a conta para o contribuinte? Não pode ser fácil assim.

Eu não me lembro de ouvir que nenhum banqueiro de Wall Street se matou! O mínimo era um Seppuku em frente aos funcionários. Chamar a todos no saguão da empresa, pedir desculpas e morrer com honra.

Mas não, muito pelo contrário, alguns faliram firmas seculares (ou quase) e ainda embolsaram milhões de dolares! É chamar a sociedade de idiota. E o mais curioso é que os bonus foram calculados com base em um resultado fantasiodo como a crise atual está mostrando. Ou seja, quase estelionatários.

Tenho visto que o fracasso da desregulamentação do mercado financeiro, que remonta a crise de 1929, pelos governos Reagan e Margaret Thatcher, pode ser o começo de uma nova era, uma nova chance para a humanidade. Esperemos que assim seja. Para mim, a conclusão da crise é simples: o mercado financeiro presa de um lastro real, precisa da economia real, fábricas, lojas, armazens, etc, não da para construir castelo nas nuvens.

Isso me fez lembrar de um artigo que vi enquanto pesquisava sobre o modelo de Black-Scholes: "From Black Scholes to Black Holes." Profético! Como eu gostaria de achar esse artigo de novo.

No comments: