Tuesday 1 November 2011

Em Stuttgart

Retomando o blog após um longo inverno. O último post havia sido sobre os preparativos para a vaga em Stuttgart. No fim, deu certo. Estou em Stuttgart desde de julho de 2011.

Honestamente ainda não tenho uma opinião sobre a cidade. É limpa, civilizada, silenciosa, mas falta alguma coisa. Tenho a impressão que a cidade não tem alma. Depois de Londres e Sevilla, Stuttgart é vazia. Talvez daqui um tempo quando eu esteja mais integrado ao local, eu mude de idéia.

Um problema serissíssimo é a barreira da língua. Alemão é muito difícil. Fiz um mês de curso no IFA, foi muito bom, mas depois passei 3 semanas nos EUA, e esqueci quase tudo. Durante a instalação só se falou em Inglês! Assim fica difícil. Agora estou com uma professora particular, mas eu precisava estudar um mais.

O trabalho é muito interessante. Às vezes acho que nasci para esse trabalho. Mas o último mês foi cruel. A rotina foi dura. Pelo menos a máquina foi entregue no prazo. Agora vai começar a parte mais de administração propriamente dita. Que também não vai ser bolinho.

No comments: