Monday 24 December 2012

Pagar para acessar o Estadão??

Hoje tive uma supresa desagrável ao acessar o site do Estadão: um janela pedindo que eu me cadastrasse para continuar tendo acesso as matérias do jornal. Por um momento pensei que se tratasse de algo exclusivo para tablets tipo iPad. Fui conferir do meu computador e para minha surpresa, a mesma janela pipocou!

Não tive outra saída se não apagar o Estadão do meu bookmark. Isso me deixou chateado porque o site do Estadão é minha janela para o Brasil. Tudo que sei do país vem por este site. Especialmente a parte de "opinião". Apesar de gostar muito do jornal, o site sempre deixou muito a desejar em termos de organização, a quantidade de anuncios, refresh da página, aquela coisa horrível no topo da página de econômia com informações das bolsas de valores e outras coisas mais. De todos a pior parte é de longe a poluição visual pelos anuncios. O site só se torna usável, legível, palatável, depois de se instalar o plugin "adblock" no Firefox. O Safari tem, além do plugin, o "reader" que ajuda a minimizar o problema ainda mais. Dos outros navegadores eu não sei porque não uso.

Não consegui entender o propósito do cadastro. A página de informações diz que é para entender melhor o perfil dos usuários, mas isso é meio difícil de engulir. Porque a mesma página diz que as informações no cadastro não serão vendidas ou compartilhadas, então para que o cadastro? Só se for para oferecer um pacote de assinatura diferenciado. Mas isso me parece muito trabalho para o número de assinaturas que possa gerar. Não consigo imaginar muitas pessoas assinando a versão digital do jornal. Como um complemento da versão impressa pode ser, mas só pelo conteúdo digital não. Até porque o site é ruim. Então teria que ser uma versão espetacular para iPad.

Uma coisa que também me supreendeu foi não saber que isso seria implementado. Acessava o jornal todos os dias e não me lembro de ver nenhum anuncio sobre a mudança. Isso me deixou decepcionado. Vamos ver no que vai dar. Mas eu só vou saber se sair em outro site. Boa sorte para o Estadão.

No comments: