Saturday 11 July 2015

Duas semanas em KAUST.

Hoje volto para Stuttgart após duas semanas na Universidade Rei Abdullah. Foi uma experiência muito interessante. Numa das entradas tem uma plaquinha com a inscrição da missão da universidade. Ali diz que o objetivo ´ resgatar a grandeza da cultura árabe de outros tempos. O chocante é uma declaração tão ambiciosa em uma placa tão modesta.

As instalações são impressionantes. Fica muito claro que dinheiro não foi problema. Mas não é só dinheiro. Parece que tudo foi pensado e executado com maestria. Dá para ver que houve um esforço para tornar a vida num dos países mais conservadores do mundo em algo palatável para os ocidentais. Me disseram que o oeste da Árabia é mais liberal que o resto do país, e a universidade foi alguns passos além. Se a intenção era impressionar, pelo menos para mim, eles foram bem sucedidos.

No entanto há algo de estranho no ar. Algo de artificial. Em alguns momentos tive a sensação de estar no filme "The Truman Show," no qual Jim Carrey é a estrala de um reality show onde o mundo a sua volta é na verdade um gigantesco cenário. Mas isso tudo é compreensível. A universidade tem que atrair gente de qualidade e ao mesmo tempo isolar do resto do país. Parece que a intenção é que esse ambiente mais liberal pouco a pouco mude o mundo islâmico. De fato, a missão da universidade é bem ambiciosa.

No comments: