Monday 31 October 2016

A Apple está enlouquencedo

Alguma coisa não esté bem na Apple. A mensagem que a Apple sempre passou foi de "simplesmente funciona". Isso é, para quem aceitasse essa ideia, e ficasse dentro do ecosistema Apple, tudo funcionaria as mil maravilhas.

No entanto, os dois últimos lançamentos foram controversos: remover o soquete para o fone de ouvido e agora, remover a porta USB do novos MacBook pro. No primeiro caso, eu concordo com a medida. As pessoas estão migrando naturalmente para o wireless, então era só uma questão de tempo para a maioria das pessoas estivesse usando fones-de-ouvido sem-fio. E até vem um adaptador com o iPhone. Agora, a decisão de remove a porta USB do laptop foi premeditada. Sem uma porta USB, não dá para conectar o iPhone ao MacBook! É difícil de acreditar que ninguem na Apple tenha percebido o problema. Por que seguiram em frente com a idéia?

As pessoas estão indo para a nuvem, é verdade. Mas daí, a dizer que não há mais necessidade de se conectar ao computador para sincronizar as músicas, por exemplo, é absurda. É possível configurar o iTunes para sincronizar usando a rede wireless local, mas acho que não dá para fazer o mesmo com o Photos App. Assim, o feliz proprietário de um iPhone 7 e um novo MacBook, tem duas opções: ou compra um cabo ou paga para ter mais espaço na nuvem da Apple, o iCloud.

As duas opções me incomodam profundamente. Ambas de uma forma ou de outra parecem estar chamando o usuário de idiota. Por que comprar um cabo quando parece óbvio que deveria ser possível conectar o telefone ao computador em primeiro lugar? Não só para sincronizar músicas e fotos, mas também para recarregar o telefone.

Além do que a nuvem da Apple não inspira a mesma confiança que Amazon ou Google. Pessoalmente não gosto de como a nuvem da Apple funciona, especialmente com o tal photo stream, onde as fotos do celular começam a aparece por todos os lugares. O que me deixa incomodado, é a sensação de que não estou no controle. Parece que eu tenho que correr depois de ser surpreendido com fotos no iPad que tirei com o iPhone.

Tenho saudades do tempo em que tudo funcionava a partir do iTunes. Para músicas e fotos, ainda é assim, mas para os livros não. Para falar a verdade ainda não está claro como colocar os livros e documentos pdf no iPad. Para mim seria tão natural que fosse simplesmente arrastar-e-soltar os documentos na área de livros do iTunes.

Duas perguntas que me faço: seria possível mudar para Linux (Ubuntu) e Android? A outra é: se o Steve Jobs ainda estivesse no controle da Apple, isso estaria acontecendo?

No comments: