Tuesday 31 March 2009

Intalando Wicket

A instalacao do Wicket é relativamente simples, mas a integração com Eclipse e fazer a coisa funcionar foi um parto. E olha que nem cheguei nos projetos em si, ainda estou falando do "Hello world!".

Hoje vou tratar apenas da instalação do Wicket e a integração com o Eclipse vai ficar para outro dia.

Os pré-requesitos são Apache Maven e slf4j. A instalação do Maven é fácil e tem um README.txt que explica direitinho. Agora não dá para dizer o mesmo do slf4j. O slf4j parece ser um monte de arquivos tipo .jar. Ambos eu extrai no /opt.

Os executáveis do Maven devem ir no $PATH e o slf4j eu coloquei no $CLASSPATH. Um teste para ver se a instalação do Maven deu certo é dar o seguinte comando mvn --version:
mgarcia@xps1530:~/workspace$ mvn --version
Maven version: 2.0.10
Java version: 1.6.0_12
OS name: "linux" version: "2.6.27-11-generic" arch: "amd64" Family: "unix"
mgarcia@xps1530:~/workspace$
A instalação do Wicket é direta. Simplesmente extrai o arquivo em /opt. Mas depois não fica muito claro o que fazer. Na dúvida eu adicionei os 2 diretórios ao meu $CLASSPATH:
CLASSPATH=/opt/slf4j-1.5.6:/opt/apache-wicket-1.3.5/src:/opt/apache-wicket-1.3.5/lib

A melhor maneira de começar a trabalhar com Wicket é usar o Quickstar do site. Preenchendo os campos, o comando na caixa de texto é atualizado, em seguida copiar o comando, ir para pasta-pai (workspace no caso do Eclipse) do projeto e colar o comando. Isso gera uma nova pasta com o o nome do ArtifactID com a estrutura de arquivos descritas na própria página.

Vá para o diretorio com o nome do ArtifactID, dispare o jetty com mvn jetty:run, abra o browser e digite o URL http://localhost:8080/"artifactId" (onde "artifactId" é o nome dado ao projeto) e veja a mensagem do Wicket dizendo que a configuração está OK.

Não sei se é realmente necessário, mas eu defini a variável de ambiente M2_REPO=~/.m2/repository. Eu acho que só precisei dessa variável depois que comecei a usar o Eclipse.

A integração do Wicket com o Eclipse é feita através do pacote Laughing Panda. A instalação do plugin está descrita no site, basta adicionar o site e instala-lo.

No comments: