Saturday 28 March 2009

Wicket

Estou aprendendo a usar o Web framework do projeto Apache chamado Wicket[1]. A razão é que quero voltar a programar. Mas apesar de parecer uma coisa simples, há várias questões que vêem junto, qual linguagem? para que?

A escolha da linguagem foi algo particularmente difícil. Acho que existe uma cesta de linguagem que são básicas, ou melhor, são as que garantem maior "empregabilidade". Elas são: Java, Python e PHP. A linguagem C (e C++) não está incluida porque é muito especifíca, e para a maioria não faz parte do dia-a-dia. Coisas tipo ASP, C# e outras crias da Microsoft eu nem considero.

A minha linguagem preferida é Python. É simples, e ao mesmo tempo poderosa, tendo todos os quesitos de uma linguagem moderna. Tenho a impressão que para a maioria dos mortais é a única linguagem necessária na vida. Inclui PHP porque me parece que é a linguagem natural para desenvolvimento Web. E está na minha lista de coisas a aprender. Mas isso é para o futuro.

No entanto, tenho gasto um tempo para (re)aprender Java. Java é mais que uma linguagem de programação, é uma plataforma de programação[2]. E se alguém está sério sobre programação enterprise level, ent&aatilde;o tem que aprender Java. Para mim, a gota d'água foi ter que usar OpenNMS[3] para o monitoramento da rede da empresa. Faz tempo que quero participar de algum projeto Open Source e achei que seria esse. Paralelamente, também tenho tido muito interesse em programar para a Internet. A escolha do Wicket foi por ter o pedigree do Projeto Apache, ser em Java, lendo a lista de recursos, me pareceu bastante interessante.

Então juntando o útil ao agradável, estou aprendendo Java e Wicket. A luta agora, e praticamente vencida, é desenvolver usando Eclipse[4] como IDE.

[1] http://wicket.apache.org/
[2] Core Java Volume 1 - Fundamentals; Cay S. Hostmann and Gary Cornell, Prenticel Hall
[3] http://www.opennms.org/index.php/Main_Page
[4] http://www.eclipse.org/

No comments: