Wednesday 18 March 2009

Por do sol azulado

Faz tempo que não escrevo neste blog, mas a notícia que a IBM está para comprar a Sun é fantastica. Adoro quando posso ver um evento que, como dizem por aqui (UK), "send chock-waves".

Se isso ocorrer será o fim de uma era. A longo prazo será uma era mais pobre, mas o processo de digestão vai ser muito interessante. Afinal a Sun têm sido muito importante desde os tempos do SunOS, depois com o Solaris, e por fim com Java. Aparentemente a transição de uma empresa de hardware e software para uma baseada em free software não foi bem sucedida e isso tem diminuido o valor de mercado paulatinamente.

A pergunta que todos se fazem é como a IBM vai absorver uma empresa que tem tanta sobreposição? O que vai ser dos Solaris? do MySQL? do Java e tantos outros produtos?

Concordo com a opnião que a IBM esta se livrando de um competidor e de quebra se armando para uma enfrentar a HP e a Cisco.

A IBM sempre investiu muito em Java e não gostou da licença ter virado GLP. De posse da Sun, seria possível flexibilizar para uma licença tipo Apache. Outra pérola seria o OpenOffice, no qual se basea o Lotus Simphony, que é o office da IBM.

Para mim é o fim do Solaris. Não acredito que a IBM vá gastar tempo e dinheiro com ele. O resultado é que o futuro do Linux parece mais azul que nunca.

No comments: