Sunday 17 April 2011

Semana Santa em Sevilha

Esta semana se comemora a Semana Santa. Parece que é um super evento em toda a Andaluzia, mas Sevilha por ser sua capital a coisa adquire proporções enormes. Hoje é domingo de ramos. Que marca oficialmente o início das procissões, que vão até o próximo domingo, o domingo da ressureição.

As ruas da cidade estão cheias, muito cheias. Há diversas procissões pela cidade. Uma procissão é o desfile de uma das diversas irmandades que existem pela cidade. Em geral essas irmandades tiveram suas origens em tempos imemoriais da associação de pessoas que exerciam a mesma profissõo. Essas pessoas se juntavam na sua igreja e fundavam a sua irmandade. Todos os dias tem o desfile de 7 irmandades. Cada irmandade tem suas cores que estão representada na roupa dos nazarenos. Este um exemplo:






Por um desvio histórico, essa imagem se tornou associada a Klu Klux Kan, mas não tem nada a ver uma coisa com outra. Isso vem do tempo da Inquisição, em que possas culpadas, mas não o suficiente para serem queimadas tinham que desfilar com o chapéu, depois se juntaram penitentes que não queriam se identificar.

As irmandades também tem suas imagens, por exemplo Jesus Cristo ou a Virgem Maria. As imagens desfilam no que aqui se chama de passo. Os passos seriam como carros alegóricos, exceto porque são carregadas no por um grupo de 36 a 48 homens:


Há um programa para o desfile das irmandades durante a semana santa. O ponto focal seria a Catedral, pois todas tem que passar por la. Mas é impraticável chegar próximo. Então se espera pela sua irmandade em algum ponto do percurso. Hoje o que fiz foi ficar vagando pela cidade e as vezes cruzar com um desfile.

Claro, como não podia deixar de ser, teve uma tapa ao longo do dia:

Tortilla de batatas e a caña(3,10€).

No comments: