Sunday 17 June 2007

Browser com desktop

No site onLamp ha um artigo muito interessante sobre o futuro da computao, cujo o titulo eh "Rethinking the Linux Distribution"[1]. Trata-se de uma proposta ousada. O foco do artigo eh como preparar o Linux para realizar a "Web 2.0", em especial como tornar o browser o desktop. Em uma palavra "WebOS".

O artigo cita o desenvolvimento do Firefox 3, chamado de "gran paradiso", que vai trazer as 3 tecnologias necessarias para viabilizar a visao do WebOS[2]: DOM Storage, an offline execution model e sincronizacao. Por fim, como rodar aplicacoes, como um processador de texto, dentro do browser e a sugestao eh uma tecnologia similar ao VNC.

Eu adorei o artigo. Trata-se de um futuro nao muito distante, como por ser visto pelas tecnologias listadas, praticamente todas estao disponiveis hoje.

De uma certa forma essa eh a realizacao de um sonho antigo. Lembro quando comecou a chamada "guerra dos browsers", isto eh quando a Netscape era dominante e a Microsoft tinha acabado de lancar o Internet Explorer. Li um artigo que dizia que era uma batalha importante porque as aplicacoes migrariam para a Web, a visao estava correta, mas o momento nao. Mas parece que o momento esta chegando. E rapido!




[1] OnLAMP.com, Geoge Belotsky, 10/5/2007.
[2] PC Magazine, Davis D. Janowski, 29/3/2007.

No comments: