Friday 8 June 2007

Renovando o passaporte espanhol

Hoje fui ao consulado da Espanha para começar o processo de renovação do passaporte. Fui achando que teria uma fila enorme, que seria tratado como um cachorro por não saber falar a lingua, etc.

Na recepção havia uma pessoa muito simpática que me atendeu muito bem e falo comigo em Inglês porque viu que eu não sabia falar espanhol.

Tive que pagar £11,35. Por um simples descuido coloquei £10,35 e a senhora do caixa perguntou num tom muito ríspido: "o que é isso??". Depois que coloquei a £1 que faltava ela aceitou, mas sem perder a cara de poucos amigos.

Depois fui esperar ser chamado para entregar a ficha de renovação do passaporte. A senha que me entregaram na recepção tinha o número "8" e estava escrito que eu era o número 6 na fila de espera. Quando o painel eletrônico anunciou o "6" eu fui ao guiche, chegando lá uma outra senhora quase gritou comigo "tá vendo esse número '8' enorme aqui????" Eu respondi falando do "6", mas ela disse que não tinha nada a ver! So faltou me chamar de "imbecil", "retardado", "animal", etc.

Quando finalmente chegou a minha vez fui atendido por uma terceira senhora que disse que eu precisava me cadastrar no consulado antes de renovar o passaporte. Ela me deu outro formulário e uma ficha para cadastramentro eleitoral. Preenchi os formulários, exceto pelo campo que perguntava qual meu domicílio eleitoral na Espanha.

Lógico que a senhora reparou que o campo estava em branco e me perguntou qual a minha cidade e município na Espanha. Não soube responder. Ela perguntou qual a cidade da sual família na Espanha e também não soube responder. A decepção dela foi uma como tapa na cara. Eu me senti muito envergonhado em não me lembrar a cidade da parentada. Para completar a minha miséria, tinha o campo "motivo", o que eu poderia escrever? Por fim coloquei Valência como cidade e município e a razão é que é a cidade que eu gostaria de morar. Isso depois dela ir perguntar ao encarregado sobre o que fazer em situações patológicas como a minha. Respondi todas perguntas em Português mesmo.

Depois disso eu já nem consegui mais pensar direito, tudo que queria era fugir dali. Ela disse qualquer coisa sobre voltar em 10 dias. Agora é so esperar.

No comments: