Sunday 17 June 2007

Nanotecnologia e Sertaozinho

No site do estadao deste domingo (17/5/2007) tem duas materias, que eu diria emblemataticas do Brasil: "Pais esquece a nanotecnologia"[1] e "Na terra do alcool, sobram empregos e bons salarios"[2].
Aprimeira, como o nome diz, o Brasil esta prestes a perder mais um bonde da historia. Assim como ja aconteceu diversas vezes no passado. Por algum motivo, talvez visao de curto prazo, talvez o custo do financiamento, talvez uma legislacao que nao ajude, o pais nao consegue se preparar para esse tipo de revolucao. Parece impossivel o governo criar um plano de longo prazo e articular os setor produtivo para nao perder essas ondas que se formam de tempos em tempos.
Durante o meu mestrado, havia um programa do governo federal, os tais "projetos do milenio", que seria justamente para o Brasil tentar esbocar alguma reacao nessa area. Pelo jeito a coisa nao foi para frente. E nao so nao foi para frente como vamos ficar para tras, mais uma vez.
Bom, para comeco de conversa basta lembrar que o Lulla comecou colocando como ministro de ciencia e tecnologia um completo desqualificado simplesmente para acomodar um dos partidos. O infeliz comecou falando de bomba atomica. Depois todos os programas do governo anteior foram congelados, inclusive esses institutos do Milenio nas sanha petista de "reinventar o Brasil". Mas depois de muito trabalho parece que a coisa voltou a funcionar.
Do outro lado vc tem os empresarios brasileiros. As vezes acho que no Brasil nao existem empresarios, mas diferentes niveis de "quitandeiros". Afinal, como justificar esse desinteresse pela educacao no pais? Essa passividade sobre o sistema tributario e fiscal? Essa falta de ambicao de conquistar mercado, de estar na lideranca, etc.
Mas da para entender. No Brasil, as coisas sao tao complicadas que eh melhor empurrar com a barriga mesmo. E assim vamos ficando para tras. O lema de sempre "Brasil, o pais do futuro", um futuro, uma promessa, uma ilusao.
Porem a noticia que em Sertaozinho sobram empregos, elevado nivel de atividade industrial, etc. sao alento. Mas a verdade eh que o teste ainda estar por vir. Com os biocombustiveis ganhando repercursao mundial, essas industrias vao comecar a enfrentar concorrencia - ou talvez nao, afinal o alcool eh uma tecnologia brasileira. O que me preocupa eh que nao acontece o que aconteceu com a borracha, por exemplo. Que na hora que o profissionalismo, a visao de mercado global, disposicao e meios para competir de verdade no mercado mundial, se tornarem os fatores chave, esses empresarios saibam se articular para cobrar do governo (nas tres esferas), apoio financeiro, juridico, do Itamaraty,etc. para que Sertaozinho permaneca na vanguarda.


[1] O Estadao de Sao Paulo, 17/06/2007.
[2] O Estadao de Sao Paulo, 17/06/2007.

No comments: