Thursday 7 June 2007

Escolhendo fornecedor de gas e eletricidade em Londres

Quando mudei para este quitinete ("studio flat", como dizem por aqui), recebi um papel dizendo que eu deveria descobrir o meu fornecedor de gas, eletricidade, agua e minha "council tax".

Apos algum tempo no telefone descobri que minha fornecedora de eletricidade eh a British Gas e minha forncedora de eletricidade era a Scottish Power. O Raj me disse que a agua era compartilhada entre os tres "flats" que tem nesta casa. O que ainda precisa ser confirmado, mas como nunca vi um medidor de agua, acredito que seja verdade. Outra pendencia eh descobrir minha "council tax".

A luta seguinte foi conversar com a British Gas (BG) para regularizar/criar meu cadastro, pois gostaria de saber que a conta viria em meu nome e nao como "The occupier", como acontece as vezes. Alias tem uma conta da BG enderecada ao "occupier" no valor de £218, e tem a observacao que eles tiverem que emitir um novo comunicado vai custar £14. Bom, mas voltando... Depois de alguns menus e 10 minutos de espera pude fazer o meu cadastro e acerta que a conta vai para o debito direto. Aproveitando ele nao perguntou se eu nao queria que a BG fosse minha fornecedora de eletricidade tambem. Respondi que sim porque preferiria tratar com uma companhia apenas. O pacote seria de £16 pelo gas e £18 pela eletricidade. A surpresa veio com a informacao que a leitura eh feita somente a cada 6 meses. Ai vao calcular quem esta devendo dinheiro para quem: se for eu, vou pagar a diferenca na proxima conta, caso contrario, a BG me devolve a diferenca(!!). E para completar, o funcionario tem que ler o contrato, e la se foram mais 10 minutos no telefone.

Hoje recebi uma ligacao da "Southern Electric" dizendo que eles sao o meu atual fornecedor de eletricidade e seu eu nao queria que eles me fornecessem gas tambem. Na hora fiquei muito confuso porque primeiro me disseram que meu fornecedor era a Scottish Power, depois eu troquei para a BG e na verdade meu fornecedor era uma terceira empresa. Eu perguntei se a Southern era relacionada com a Scottish, a moca disse que nao, mas o sotaque escoces era muito forte. O fim da historia eh que recusei a oferta de servico de gas. Agora vou esperar o contrato da BG chegar e ver o que vai acontecer.

Tudo isso me parece muito complicado!

No comments: