Sunday 17 June 2007

Nanotecnologia e Sertaozinho

No site do estadao deste domingo (17/5/2007) tem duas materias, que eu diria emblemataticas do Brasil: "Pais esquece a nanotecnologia"[1] e "Na terra do alcool, sobram empregos e bons salarios"[2].
Aprimeira, como o nome diz, o Brasil esta prestes a perder mais um bonde da historia. Assim como ja aconteceu diversas vezes no passado. Por algum motivo, talvez visao de curto prazo, talvez o custo do financiamento, talvez uma legislacao que nao ajude, o pais nao consegue se preparar para esse tipo de revolucao. Parece impossivel o governo criar um plano de longo prazo e articular os setor produtivo para nao perder essas ondas que se formam de tempos em tempos.
Durante o meu mestrado, havia um programa do governo federal, os tais "projetos do milenio", que seria justamente para o Brasil tentar esbocar alguma reacao nessa area. Pelo jeito a coisa nao foi para frente. E nao so nao foi para frente como vamos ficar para tras, mais uma vez.
Bom, para comeco de conversa basta lembrar que o Lulla comecou colocando como ministro de ciencia e tecnologia um completo desqualificado simplesmente para acomodar um dos partidos. O infeliz comecou falando de bomba atomica. Depois todos os programas do governo anteior foram congelados, inclusive esses institutos do Milenio nas sanha petista de "reinventar o Brasil". Mas depois de muito trabalho parece que a coisa voltou a funcionar.
Do outro lado vc tem os empresarios brasileiros. As vezes acho que no Brasil nao existem empresarios, mas diferentes niveis de "quitandeiros". Afinal, como justificar esse desinteresse pela educacao no pais? Essa passividade sobre o sistema tributario e fiscal? Essa falta de ambicao de conquistar mercado, de estar na lideranca, etc.
Mas da para entender. No Brasil, as coisas sao tao complicadas que eh melhor empurrar com a barriga mesmo. E assim vamos ficando para tras. O lema de sempre "Brasil, o pais do futuro", um futuro, uma promessa, uma ilusao.
Porem a noticia que em Sertaozinho sobram empregos, elevado nivel de atividade industrial, etc. sao alento. Mas a verdade eh que o teste ainda estar por vir. Com os biocombustiveis ganhando repercursao mundial, essas industrias vao comecar a enfrentar concorrencia - ou talvez nao, afinal o alcool eh uma tecnologia brasileira. O que me preocupa eh que nao acontece o que aconteceu com a borracha, por exemplo. Que na hora que o profissionalismo, a visao de mercado global, disposicao e meios para competir de verdade no mercado mundial, se tornarem os fatores chave, esses empresarios saibam se articular para cobrar do governo (nas tres esferas), apoio financeiro, juridico, do Itamaraty,etc. para que Sertaozinho permaneca na vanguarda.


[1] O Estadao de Sao Paulo, 17/06/2007.
[2] O Estadao de Sao Paulo, 17/06/2007.

Browser com desktop

No site onLamp ha um artigo muito interessante sobre o futuro da computao, cujo o titulo eh "Rethinking the Linux Distribution"[1]. Trata-se de uma proposta ousada. O foco do artigo eh como preparar o Linux para realizar a "Web 2.0", em especial como tornar o browser o desktop. Em uma palavra "WebOS".

O artigo cita o desenvolvimento do Firefox 3, chamado de "gran paradiso", que vai trazer as 3 tecnologias necessarias para viabilizar a visao do WebOS[2]: DOM Storage, an offline execution model e sincronizacao. Por fim, como rodar aplicacoes, como um processador de texto, dentro do browser e a sugestao eh uma tecnologia similar ao VNC.

Eu adorei o artigo. Trata-se de um futuro nao muito distante, como por ser visto pelas tecnologias listadas, praticamente todas estao disponiveis hoje.

De uma certa forma essa eh a realizacao de um sonho antigo. Lembro quando comecou a chamada "guerra dos browsers", isto eh quando a Netscape era dominante e a Microsoft tinha acabado de lancar o Internet Explorer. Li um artigo que dizia que era uma batalha importante porque as aplicacoes migrariam para a Web, a visao estava correta, mas o momento nao. Mas parece que o momento esta chegando. E rapido!




[1] OnLAMP.com, Geoge Belotsky, 10/5/2007.
[2] PC Magazine, Davis D. Janowski, 29/3/2007.

Saturday 9 June 2007

Visitando a Tate Modern

Hoje finalmente tomei coragem de enfrentar a multidao e visitiar a Tate Modern. Ja estive la pelo menos 3x, mas sempre achei a entrada muito confusa e aquele mar de gente muito desanimadores. No entanto, foi uma das melhores visitas que ja fiz aqui em Londres. E realmente: a vista de St. Pauls que se tem da sacada do cafe vale a pena. Eh uma das vistas mais lindas que se pode ter de Londres.

O acervo eh muito interessante, muito diversificado e as instalacoes sao fantasticas. Eu adorei a loja que tem no nivel inferior. Um bom acervo de livros de arte, fotografica, design, etc.

Com certeza vou voltar la mais vezes. Nem que seja para ficar deitado, relaxando no gramado que tem em frente - junto com o resto da multidao!

Friday 8 June 2007

Renovando o passaporte espanhol

Hoje fui ao consulado da Espanha para começar o processo de renovação do passaporte. Fui achando que teria uma fila enorme, que seria tratado como um cachorro por não saber falar a lingua, etc.

Na recepção havia uma pessoa muito simpática que me atendeu muito bem e falo comigo em Inglês porque viu que eu não sabia falar espanhol.

Tive que pagar £11,35. Por um simples descuido coloquei £10,35 e a senhora do caixa perguntou num tom muito ríspido: "o que é isso??". Depois que coloquei a £1 que faltava ela aceitou, mas sem perder a cara de poucos amigos.

Depois fui esperar ser chamado para entregar a ficha de renovação do passaporte. A senha que me entregaram na recepção tinha o número "8" e estava escrito que eu era o número 6 na fila de espera. Quando o painel eletrônico anunciou o "6" eu fui ao guiche, chegando lá uma outra senhora quase gritou comigo "tá vendo esse número '8' enorme aqui????" Eu respondi falando do "6", mas ela disse que não tinha nada a ver! So faltou me chamar de "imbecil", "retardado", "animal", etc.

Quando finalmente chegou a minha vez fui atendido por uma terceira senhora que disse que eu precisava me cadastrar no consulado antes de renovar o passaporte. Ela me deu outro formulário e uma ficha para cadastramentro eleitoral. Preenchi os formulários, exceto pelo campo que perguntava qual meu domicílio eleitoral na Espanha.

Lógico que a senhora reparou que o campo estava em branco e me perguntou qual a minha cidade e município na Espanha. Não soube responder. Ela perguntou qual a cidade da sual família na Espanha e também não soube responder. A decepção dela foi uma como tapa na cara. Eu me senti muito envergonhado em não me lembrar a cidade da parentada. Para completar a minha miséria, tinha o campo "motivo", o que eu poderia escrever? Por fim coloquei Valência como cidade e município e a razão é que é a cidade que eu gostaria de morar. Isso depois dela ir perguntar ao encarregado sobre o que fazer em situações patológicas como a minha. Respondi todas perguntas em Português mesmo.

Depois disso eu já nem consegui mais pensar direito, tudo que queria era fugir dali. Ela disse qualquer coisa sobre voltar em 10 dias. Agora é so esperar.

Thursday 7 June 2007

Escolhendo fornecedor de gas e eletricidade em Londres

Quando mudei para este quitinete ("studio flat", como dizem por aqui), recebi um papel dizendo que eu deveria descobrir o meu fornecedor de gas, eletricidade, agua e minha "council tax".

Apos algum tempo no telefone descobri que minha fornecedora de eletricidade eh a British Gas e minha forncedora de eletricidade era a Scottish Power. O Raj me disse que a agua era compartilhada entre os tres "flats" que tem nesta casa. O que ainda precisa ser confirmado, mas como nunca vi um medidor de agua, acredito que seja verdade. Outra pendencia eh descobrir minha "council tax".

A luta seguinte foi conversar com a British Gas (BG) para regularizar/criar meu cadastro, pois gostaria de saber que a conta viria em meu nome e nao como "The occupier", como acontece as vezes. Alias tem uma conta da BG enderecada ao "occupier" no valor de £218, e tem a observacao que eles tiverem que emitir um novo comunicado vai custar £14. Bom, mas voltando... Depois de alguns menus e 10 minutos de espera pude fazer o meu cadastro e acerta que a conta vai para o debito direto. Aproveitando ele nao perguntou se eu nao queria que a BG fosse minha fornecedora de eletricidade tambem. Respondi que sim porque preferiria tratar com uma companhia apenas. O pacote seria de £16 pelo gas e £18 pela eletricidade. A surpresa veio com a informacao que a leitura eh feita somente a cada 6 meses. Ai vao calcular quem esta devendo dinheiro para quem: se for eu, vou pagar a diferenca na proxima conta, caso contrario, a BG me devolve a diferenca(!!). E para completar, o funcionario tem que ler o contrato, e la se foram mais 10 minutos no telefone.

Hoje recebi uma ligacao da "Southern Electric" dizendo que eles sao o meu atual fornecedor de eletricidade e seu eu nao queria que eles me fornecessem gas tambem. Na hora fiquei muito confuso porque primeiro me disseram que meu fornecedor era a Scottish Power, depois eu troquei para a BG e na verdade meu fornecedor era uma terceira empresa. Eu perguntei se a Southern era relacionada com a Scottish, a moca disse que nao, mas o sotaque escoces era muito forte. O fim da historia eh que recusei a oferta de servico de gas. Agora vou esperar o contrato da BG chegar e ver o que vai acontecer.

Tudo isso me parece muito complicado!

lulla ataca BB

Hoje li a noticia que o lulla vai criar uma vice-presidencia para agradar o PMDB[1]. A noticia diz que isso trai uma das suas promessas de campanha. O que nao me surpreende, na verdade para mim, surpresa seria o Lulla respeitar o estado de direito e ser um bom presidente.

Gostaria de saber como a historia vai tratar a "era Lula". As vezes tenho a impressao que ele quer entrar para a historia com o "pai dos pobres", algo como um Getulio. Mas tudo que me lembro eh corrupcao, incompetencia, desmando, abusos, etc. Para mim, esse governo vai ser retratado como o mais corrupto da historia brasileira.

Uma vez li que o PT tinha deixado de ser o partido da classe-media para se tornar o partido dos grotoes. Se elegia apoiado no carisma do Lulla e nos seus programas paternalistas. Me parece que todos os programas desse governo sao uma versao requentada dos programas sociais do governo Fernando Henrique, com o diferenca que o Lulla retirou as contra-partidas - agora, simplesmente se distribui dinheiro publico na forma de esmola para manter os seus currais eleitorais.


[1] http://www.estado.com.br/editorias/2007/06/07/pol-1.93.11.20070607.8.1.xml